Home
Notícias
Arquitetura da Idade da Pedra era mais moderna do que se pensava, segundo estudo
Notícias

Arquitetura da Idade da Pedra era mais moderna do que se pensava, segundo estudo

publisherLogo
Aventuras Na História
30/12/2024 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16429799/original/open-uri20241230-18-191o6do?1735581850
©Naftali Hilger
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo desafia as concepções tradicionais sobre a arquitetura do Oriente Próximo, sugerindo que técnicas avançadas de construção surgiram na região muito antes do que se acreditava.

Pesquisas anteriores indicavam que a evolução arquitetônica na região seguia uma progressão simples, passando de estruturas circulares para retangulares durante o início da Idade da Pedra. No entanto, essas conclusões eram baseadas em análises qualitativas que frequentemente simplificavam padrões complexos.

A nova pesquisa, publicada na revista Archaeological Research in Asia, utilizou métodos computacionais para examinar quase 120 estruturas de 23 sítios arqueológicos no Mediterrâneo e no Vale do Jordão. Esses locais datam de períodos que vão da cultura natufiana, composta principalmente por caçadores-coletores na Palestina e sul da Síria, até o início do período Neolítico.

Conclusões

Os resultados revelam uma arquitetura diversificada na região entre 15.000 e 8.500 anos atrás, questionam a ideia de uma transição linear de estruturas redondas para retangulares.

Segundo o estudo, códigos e práticas de construção padronizadas ainda não haviam surgido nesse período, desafiando a noção de que mudanças arquitetônicas estavam diretamente ligadas a transformações sociais, como reorganização comunitária, aumento populacional e novas estratégias econômicas.

Estrutura 6 no sítio natufiano de Nahal Ein Gev II - Naftali Hilger

Estruturas com ângulos retos, geralmente associadas a fases mais avançadas de construção, foram identificadas desde o período natufiano. “Há muito mais variabilidade do que o modelo tradicional de evolução arquitetônica 'redondo para retangular' consegue explicar”, afirmam os autores do estudo.

Os arqueólogos ressaltam que, no final do período Neolítico, a arquitetura da região tornou-se mais uniforme, refletindo o surgimento de tradições de construção codificadas. Entretanto, os avanços identificados nesse estudo sugerem que inovações tecnológicas ocorreram muito antes do esperado.

A equipe de pesquisa planeja aplicar essas novas técnicas analíticas em estudos futuros para aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento inicial da arquitetura no Levante. O estudo destaca a importância de integrar ferramentas modernas de análise para redefinir conceitos históricos na arqueologia.

Leia também: Atlântida inglesa: Arqueólogos descobrem artefatos da Idade da Pedra no Mar do Norte

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também