Asteroide no tamanho de 20 Cristos Redentores passará pela Terra no dia do Halloween
Aventuras Na História
Após estudos da Nasa para descobrir qual será o dia que o asteroide 2022 RM4 irá cruzar os céus, a famosa agência especial americana, informou que as pessoas vão ver asteroide passar pela Terra no dia do Halloween.
A trajetória da rocha espacial prossegue no dia 1º de novembro, momento em que o asteroide passará em uma distância aproximada de 2,3 milhões de quilômetros da Terra.
Conforme repercutido pelo site de notícias Tilt, do UOL, a distância que o asteroide passará do nosso planeta é considerada pequena para os padrões cósmicos. Tendo em vista a "curta" distância, os especialistas informaram que será possível ver a olho nu ou com telescópios o asteroide cruzando o céu.
De acordo com a Nasa, o 2022 RM4 é considerado extremamente perigoso, pois além de passar perto da Terra, os estudos realizados apontam que o seu diâmetro é cerca de 330 por 740 metros — o proporcional a 20 Cristos Redentores, que mede 38 metros. Além disso, ele passará pelos céus a uma velocidade de 84,5 mil km/h, aproximadamente 68 vezes a velocidade do som.
Qualquer rocha espacial com no mínimo 140 metro e passando a uma distância de 7,5 milhões de km da Terra, são indicados com "potencial perigosos" pela agência especial americana.
Devido a isso, cientistas estão analisando o espaço para entender qual será o trajeto do asteroide, para desviar qualquer objeto celeste que tenha possibilidade de colidir com o 2022 RM4.
Passagem do 2022 RM4 no Brasil
O asteroide será visível no Brasil apenas para as pessoas que possuem um telescópio potente. Ainda segundo informações da fonte, o 2022 RM4 passará próximo à Terra às 15h35, horário de Brasília.
O The Virtual Telescope Project, irá transmitir de forma online a passagem do asteroide, a partir das 14h, horário de Brasília.
Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!