Asteroide que passou perto da Terra é identificado por observatório dois dias depois
Aventuras Na História
No último dia 13, um asteroide, denominado 2023 NTI, passou perto da Terra. Com 60 metros de diâmetro, o objeto não foi descoberto até dois dias após sua passagem, quando, no dia 15, o observatório Atlas, na África do Sul, o detectou. Segundo repercutiu a CNN Brasil, o asteroide é um dos maiores que já passaram perto do planeta nos últimos tempos.
O asteroide teria passado aproximadamente numa distância de um quarto entre a Terra e a Lua, ou seja, a mais de 96.500 km. Vale destacar que, esse espaço é tido como seguro, porém serviu de alerta sobre como objetos do tipo podem passar despercebidamente perto do planeta.
Conforme relatado pela Agência Espacial Europeia (ESA), analisando-se de maneira estatística, objetos deste tamanho podem atingir o mundo em que vivemos em um período que varia entre uma vez a cada 50 a 100 anos, podendo agir de forma catastrófica.
Outros casos similares
Em 2021, o asteroide 2021 UA1 passou razoavelmente perto de satélites em órbitas geoestacionárias, a 3 mil km de altitude da Terra, porém, o objeto só foi detectado horas depois.