Ativistas atacam "Girassóis", quadros de Van Gogh, com sopa
Aventuras Na História
Na tarde desta sexta-feira, três ativistas do grupo ambientalista "Just Stop Oil" protagonizaram mais um ataque às obras de Vincent van Gogh.
Os manifestantes arremessaram sopa em duas pinturas da série "Girassóis", exibidas na National Gallery de Londres.
O ataque ocorreu poucos dias após a condenação de dois outros membros da organização por um ato semelhante.
A primeira das obras visadas, criada em 1888 pelo artista holandês, já havia sido alvo de vandalismo anteriormente, ação pela qual os responsáveis foram sentenciados recentemente.
A segunda pintura, datada de 1889, foi emprestada pelo Museu de Arte da Filadélfia para a exposição intitulada "Van Gogh: Poetas e Amantes".
Imediatamente após o ataque, os três ativistas exibiram camisas com o nome do grupo "Just Stop Oil", conforme registrado em vídeos divulgados nas redes sociais.
Sem danos
As obras, que estavam protegidas por vidro, foram inspecionadas por especialistas do museu e não apresentaram danos, repercute a AFP. Em comunicado oficial, a National Gallery confirmou a detenção dos envolvidos.
O episódio é uma resposta às sentenças proferidas pelo Tribunal de Southwark contra Phoebe Plummer, de 23 anos, e Anna Holland, de 22 anos. Ambas foram condenadas a penas de prisão por seu envolvimento no ataque a uma das pinturas Girassóis em outubro de 2022.
Plummer recebeu uma sentença de dois anos, enquanto Holland foi condenada a 20 meses, com a obrigatoriedade de cumprir pelo menos metade do tempo estipulado. O juiz Christopher Hehri enfatizou que a ação poderia ter causado danos irreparáveis à obra se a sopa tivesse penetrado o vidro protetor.
O grupo "Just Stop Oil" defende o fim do uso de combustíveis fósseis no Reino Unido até 2030. A ONG Greenpeace criticou as sentenças como desproporcionais, destacando que os danos foram limitados à moldura das obras e não às pinturas em si.