Atriz é barrada em país por não se parecer com foto de passaporte sem maquiagem
Aventuras Na História
A modelo ucraniana Tatiana Lin revelou um curioso episódio em seu Instagram ao tentar entrar na Malásia no último dia 14 de fevereiro, data em que se comemora internacionalmente o Valentine's Day; ao pisar no território do país, ela foi barrada pela alfândega, que não reconheceu seu rosto quando comparou com a imagem do passaporte.
Contudo, na legenda da publicação, ela brincou que entendeu os agentes ao notar a diferença entre a foto e a forma como se portava no momento da abordagem: "É um pouco diferente". Na imagem do documento, ela estava maquiada, diferente do momento em que desembarcou, sem usar maquiagem.
A diferença foi detectada por um software de inteligência artificial que, por um momento, notou incompatibilidade nos traços da feição da artista, como delineado dos olhos ou sombra nas bochechas, obrigando a averiguação humana por funcionários do aeroporto. Felizmente, ao notar o bloqueio indevido, ela foi liberada e teve permissão para circular normalmente no país, como informou o jornal britânico The Guardian.
O que fazer?
O veículo acrescenta que o problema tem sido cada vez mais recorrente e que há uma série de medidas para evitar constrangimentos, desde evitar piercings, bronzeamento e maquiagens com tons fortes na hora de registrar as imagens de documentos, principalmente com a digitalização destes dados.