Atriz negra que viverá a fada Tinkerbell em 'Peter Pan' sofre ataques
Aventuras Na História
Oprimeiro trailer da nova versão do clássico "Peter Pan e Wendy", dirigido por David Lowery e estreia marcada para abril, foi divulgado pela produtora responsável pelo filme na terça-feira, 28. O vídeo gerou uma série de ataques racistas direcionados contra a atriz Yara Shahidi, de 23 anos, que interpreta a fada Tinkerbell, personagem fictícia loira e branca no desenho original.
A representação da personagem no novo filme foi motivo de debates nas redes sociais a respeito da caracterização de Shahidi, mesmo estando muito parecida com a animação da Disney de 1953, com um vestido verde, asas e coque preso no alto da cabeça.
No Twitter, internautas fizeram comentários racistas pelo fato de uma mulher negra e de cabelos castanhos atuar no papel da personagem Sininho. Anteriormente, a atriz Halle Bailey também foi alvo de discriminação por ter sido nomeada para o papel de Ariel no live-action de "A Pequena Sereia".
Ataques
Um internauta afirmou em uma publicação: "Para todos os americanos brancos, posso dizer que vocês não estão sozinhos. Eu sou um patriota que acredita que todos deveriam ter representação igual, mas transformar personagens historicamente brancos em negros é apagamento da história. Por favor, parem".
Outro questionou: "Estão fazendo todo mundo negro agora?".
Apoio
Apesar das inúmeras colocações preconceituosas, muitas pessoas comemoraram a escalação de Yara e prestaram apoio para a atriz:
Pele negra não afeta a Sininho como personagem; ser branca não é uma parte importante da história da Sininho. Pocahontas é nativa americana, sua história é sobre brancos invadindo [sua terra], ela não pode ser interpretada por uma mulher branca".
Caras pessoas brancas, nem Sininho, nem Ariel são mulheres brancas... uma é uma fada e a outra é um peixe fictício. Parem de mascarar seu racismo por trás da falsa proteção de PERSONAGENS de sua infância", argumentou outra.