Home
Notícias
Avião da Força Aérea Brasileira traz grupo da Turquia para ser repatriado
Notícias

Avião da Força Aérea Brasileira traz grupo da Turquia para ser repatriado

publisherLogo
Aventuras Na História
12/02/2023 17h12
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15421085/original/open-uri20230212-19-1dd6evj?1676227426
©Divulgação/ Youtube/ CNN
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O grupo de 17 pessoas com cidadania brasileira ou elegíveis para ela vindo da Turquia para serem repatriados por aqui após os devastadores terremotos que atingiram o território turco chegou neste domingo de madrugada, 12. 

Eles foram transportados para o nosso país através de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo pousado em um aeroporto do Rio de Janeiro. Os repatriados são constituídos de nove brasileiros, três sírios, dois turcos, dois colombianos e um egípcio. 

A viagem para o Brasil foi oferecida para pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, idosos, crianças e indivíduos com problemas de saúde. Tendo em vista a proporção da tragédia, o tamanho pequeno do grupo surpreendeu alguns. O detalhe foi explicado por Fabiana Arazini, diplomata que organizou o processo: 

Tem outros? Tem, mas algumas pessoas não puderam sair porque não têm acesso, outras pessoas não quiseram e outras pessoas estão em dúvida porque têm família aqui [na Turquia]. Saio ou fico aqui ajudando? É uma situação muito difícil", afirmou ela, segundo repercutido pela CNN. 

Vale mencionar ainda que o avião da FAB pretende voltar à Turquia para buscar bombeiros enviados como parte da equipe de ajuda humanitária. Esse segundo voo está previsto para trazer mais indivíduos em necessidade. 

Abalos sísmicos 

Os três tremores de magnitudes 7,5; 7,8 e 5,5 respectivamente na escala Richter que atingiram a Turquia e Síria no início de fevereiro causaram destruição em massa e tiraram pelo menos 28 mil vidas segundo as informações mais recentes repercutidas pela Reuters. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também