Balenciaga: Grife publica novo comunicado sobre campanha com apologia a abuso infantil
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Nesta segunda-feira, 28, a grife espanhola Balenciaga publicou uma nova declaração em seu perfil oficial no Instagram, em que revela detalhes do que, segundo a marca, ocorreu nos bastidores da campanha de fim de ano que gerou polêmica recentemente.
A campanha em questão mostra crianças posando ao lado de ursos de pelúcia com vestimentas BDSM, e com um documento sobre pornografia infantil virtual aparecendo em uma das imagens.
Nós gostaríamos de explicar as controvérsias sobre nossas campanhas mais recentes. Nós condenamos fortemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluir isso em nossa narrativa. As duas campanhas em questão refletem uma série de erros graves que a Balenciaga assume responsabilidade”.
A mensagem também fala sobre as providências que estão sendo tomadas após o caso:
Enquanto investigações internas e externas continuam, nós estamos tomando as seguintes providências: nós estamos revisando de perto nossa organização e meios coletivos de trabalho; nós estamos reforçando as estruturas em torno dos nossos processos criativos e passos de validação; nós queremos ter certeza que esse novo controle seja um pivô para que isso nunca aconteça novamente; nós estamos definindo o trabalho de base com organizações especializadas na proteção das crianças, e que possuem como objetivo o fim do abuso e exploração infantil”.
Polêmica
Em projeto criado para promover os presentes de fim de ano, a Balenciaga foi acusada de incitar pedofilia após usar modelos infantis segurando pelúcias que faziam alusão ao estilo sadomasoquista, relacionado à prática BDSM, sigla do inglês para "Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo".
O caso foi comentado por famosas como Kim Kardashian, que é embaixadora da marca, além de gerar revolta nas redes sociais.