Bola de abelhas vence prêmio conceituado de fotografia
Aventuras Na História
O Wildlife Photographer of the Year 2022, importante prêmio de fotografia, este ano foi concedido à norte-americana Karine Aigner, que registrou o comportamento de abelhas-cactos no Texas capturando um intrigante momento, no qual, os insetos formaram uma bola.
Através de sua lente macro, a fotógrafa capturou uma "bola que estava zumbindo" e girava sobre a areia quente em um rancho no Texas, Estados Unidos. Essa situação é comum em maio — quando o feito ocorreu — época que os machos saem das tocas onde nasceram para acasalar.
A vencedora do prêmio promovido anualmente pelo Museu de História Natural, em Londres, na Inglaterra, teve sua atenção roubada por torres vulcânicas formadas por abelhas-cactos fêmeas que após acasalarem, se agrupam em uma área plana e arenosa, onde começam a cavar, formando as torres.
Como repercutido pela revista Galileu, os jurados avaliaram que a imagem da fotógrafa revela “o comportamento mais interessante ou memorável na multidão de animais menores sem espinha dorsal — seja em terra, no ar ou na água”.
Abelhas ameaçadas
Cerca de 70% desses insetos polinizadores foram seus nichos no subsolo. Devido ao uso de pesticidas e às mudanças climáticas, as abelhas-cactos estão ameaçadas pela perda de habitat. Outros motivos que ameaçam esses insetos são a nidificação e as práticas agrícolas que perturbam esses ambientes.
"No mundo de hoje, onde lutamos para chamar a atenção dos formuladores de políticas até mesmo para grandes mamíferos, essa imagem ajuda a trazer os holofotes para uma das criaturas mais importantes da natureza, as abelhas", declarou Sugandhi Gadadhar, cineasta e juíza do concurso, em comunicado.