Home
Notícias
Caça chinês explode em 'bola de fogo' durante treinamento
Notícias

Caça chinês explode em 'bola de fogo' durante treinamento

publisherLogo
Aventuras Na História
17/03/2025 17h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16484096/original/open-uri20250317-18-olk8o6?1742232313
©Reprodução/Vídeo/Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um caça chinês Shenyang J-15, conhecido como "Tubarão Voador", sofreu um acidente durante um exercício militar no último sábado, em Hainan, próximo a Hong Kong. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a aeronave em queda livre, com o nariz apontado para o chão, seguida por uma explosão e uma grande bola de fogo.

Veja no Twitter
twitter

Caiu hoje na China um Shenyang J-15. O acidente ocorreu durante um exercício de treino. O J-15 é um caça naval, desenvolvido com base no protótipo do Sukhoi Su-33, adquirido da Ucrânia em 2001. pic.twitter.com/peiJCFoQZx

March 15, 2025

O Comando do Teatro Sul da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) confirmou o acidente, informando que o caça caiu em uma área aberta e que ninguém mais foi afetado. O piloto conseguiu se ejetar com sucesso antes da explosão e sobreviveu.

"O piloto conseguiu se ejetar com sucesso, e nenhum dano colateral foi causado no solo", disse o órgão em comunicado, acrescentando que uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente.

Segundo 'O Globo', o Exército de Libertação Popular da China é conhecido por sua postura sigilosa e raramente divulga informações sobre acidentes militares. A confirmação do acidente e a divulgação de detalhes sobre a sobrevivência do piloto demonstram uma rara abertura por parte das autoridades chinesas.

A aeronave

O Shenyang J-15 é um caça multifuncional de quarta geração, desenvolvido pela China a partir do projeto do Sukhoi Su-33, de origem russa. Projetado para operar em porta-aviões, o J-15 desempenha um papel importante na expansão do poder naval chinês, especialmente no Mar do Sul da China.

A aeronave é equipada com motores WS-10, radar avançado e um amplo arsenal de mísseis e bombas guiadas, sendo capaz de realizar missões de superioridade aérea e ataque a alvos terrestres e marítimos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também