Canonização de Carlo Acutis, 'padroeiro da internet', é suspensa pelo Vaticano

Aventuras Na História






A cerimônia de canonização de Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet” e considerado o primeiro santo da geração millennial, foi suspensa após o falecimento do papa Francisco. A informação foi confirmada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 21.
Acutis seria canonizado no próximo domingo, 27, em uma celebração na Praça São Pedro, mas o evento foi adiado. Ainda não há uma nova data prevista para a realização da cerimônia.
O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21, às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília), aos 88 anos. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, e se tornou um pontífice conhecido por promover a igualdade e justiça social.
Sobre o santo
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Natural da Itália e com grande talento para a tecnologia, ficou conhecido por evangelizar por meio da internet. Criou um site para catalogar milagres e ganhou da Igreja o apelido de “influencer da santidade”.
Em 2019, o Vaticano reconheceu o primeiro milagre atribuído ao jovem: a cura de uma criança no Mato Grosso do Sul. Segundo a Igreja, o menino teria sido curado após tocar uma peça de roupa com sangue de Acutis, durante uma missa realizada em 2010, quatro anos após a morte do jovem.
A celebração, conduzida pelo padre Marcelo Tenório na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande (MS), fazia parte das festividades de Nossa Senhora Aparecida. Em entrevista ao g1 em 2019, o sacerdote relembrou o caso:
A criança estava raquítica, com um problema de pâncreas anular. Não comia nada, nem sólido nem líquido. Teve a cura logo depois."
O segundo milagre reconhecido pelo Vaticano ocorreu com uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente. Com esse novo reconhecimento, a canonização de Acutis foi anunciada para abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes — plano agora adiado devido à morte do pontífice, conforme repercute o g1.
O corpo de Carlo Acutis está sepultado no Santuário do Despojamento, em Assis, na região central da Itália, e encontra-se em estado de conservação considerado impressionante. Desde sua beatificação em 2020, o jovem tem atraído a devoção de fiéis do mundo inteiro.


