Cápsula de césio 137 desaparece e autoridades alertam população
Aventuras Na História
Nesta sexta-feira, 27, autoridades da cidade de Perth, na Austrália, emitiram um alerta informando sobre o desaparecimento de uma cápsula de césio 137, material radioativo, no deserto australiano. Entre as principais preocupações dos agentes de segurança, estão os problemas de saúde e as queimaduras que a substância pode causar nos indivíduos.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a cápsula, descrita em nota como um cilindro prateado de 6mm de diâmetro e 8mm de altura, estava sendo transportada para uma mina na cidade de Newman, mas acabou sendo perdida no trajeto. Andrew Robertson, Diretor de Saúde e Presidente do Conselho de Radiologia do estado, declarou, em entrevista coletiva:
Nossa preocupação é que alguém pegue, sem saber o que é. Eles podem achar que é uma coisa interessante e guardar, no quarto, no carro, ou dar para alguém".
Investigações
O Departamento de Incêndios e Serviços de Emergência (DFES) divulgou uma imagem aproximada da estrutura da cápsula desaparecida a fim de alertar a população e dar início ao processo de investigação. Além disso, eles explicaram que a radiação emitida pelo objeto em apenas uma hora é equivalente a 10 exames de raio-x.
David Gill, chefe do DFES, ressaltou, a respeito das investigações:
O DFES foi notificado pela polícia estadual e agora está coordenando a busca. O início e o fim da jornada de transporte, o local da mina ao norte de Newman e o depósito de transporte nos subúrbios do nordeste de Perth, estavam entre os locais investigados ontem e hoje. Também estamos vasculhando estradas e outras áreas na zona de busca.