Chifre de cervo de 2000 anos pode ser o mais antigo instrumento musical de corda asiático
Aventuras Na História
Um chifre de cervo encontrado no Vietnã pode ser um dos instrumentos musicais de corda mais antigos já encontrados no sudeste da Ásia. O artefato, descoberto em um sítio arqueológico próximo ao rio Mekong, tem 2000 anos e é uma harpa de uma só corda que pode ter sido a ancestral de muitos outros instrumentos de corda que até hoje são tocados no Vietnã.
O instrumento é composto de um chifre de cervo de 35 centímetros com um buraco em uma das pontas para uma pequena estaca, que provavelmente era usada para afinar a única corda do instrumento de corda, similar às tarraxas que um violão tem para afinação.
A corda da harpa vietnamita se rompeu há muito tempo, mas o que continuava presente no chifre era uma espécie de ponte esculpida para possivelmente sustentar a corda. O objeto foi descoberto por arqueólogos da Universidade Nacional Australiana e do Museu Long Am, do Vietnã.
Instrumento ancestral
Fredeliza Campos, a principal pesquisadora por trás da descoberta e doutoranda pela Universidade Nacional Australiana, disse que nenhuma explicação além da ideia de que seria um instrumento musical com corda faz sentido.
O chifre provavelmente veio de um cervo sambar ou de um cervo-porco-indiano, duas espécies típicas do sudeste asiático. O objeto é datado de cerca de 2000 anos atrás, da cultura vietnamita pré-Óc Eo, que caracteriza artefatos encontrados no delta do rio Mekong.
O objeto encontrado é um dos exemplos mais antigos de instrumentos de corda na região do sudeste da Ásia, e ajuda a entender melhor a progressão entre os instrumentos percussivos encontrados na região e instrumentos mais recentes e complexos.
No estudo, publicado no periódico Antiquity e divulgado pelo IFL Science, os pesquisadores ainda afirmam acreditar que esse instrumento pode ter sido um ancestral do K'ný, instrumento de corda típico do Vietnã que é controlado pela boca de quem toca.