TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Cineasta palestino foi atacado por colonos judeus ladrões de ovelhas, afirma prefeito
Notícias

Cineasta palestino foi atacado por colonos judeus ladrões de ovelhas, afirma prefeito

publisherLogo
Aventuras Na História
25/03/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490778/original/open-uri20250325-55-1skgnil?1742911305
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última segunda-feira, 24, o cineasta palestino e vencedor do Oscar, Hamdan Ballal, que co-dirigiu o documentário "Sem Chão", foi atacado por colonos, detido pelo Exército israelense e está desaparecido desde então. 

Segundo Jihad Nawajaa, prefeito de Susiya, cidade na Cisjordânia, a agressão contra Ballal começou depois que colonos judeus na Cisjordânia tentarem roubar ovelhas de casas palestinas. Yuval Abraham, jornalista que co-dirigiu o documentário com Hamdan, apontou que o cineasta foi espancado pelos colonos antes da detenção

Nawajaa confirmou à Reuters que Hamdan Ballal participava de um encontro pelo fim do jejum diário do Ramadã na vila de Susiya, quando seu grupo foi atacado por colonos judeus que tentavam roubar suas ovelhas. 

Dezenas de colonos atacaram a reunião no Iftar (fim do jejum diário)", informou o prefeito à Reuters. "Os jovens saíram para impedi-los, e houve cerca de oito feridos do nosso lado."

Prisão e ferimentos

Conforme noticiado pelo g1, Forças Armadas de Israel confirmaram que o diretor foi um dos presos entre o grupo de palestinos — que estariam arremessando pedras contra os colonos judeus. O órgão, no entanto, refutou a versão que de Ballal havia sido retirado à força de uma ambulância, onde receberia tratamentos para cuidar dos ferimentos causados pelo linchamento. 

Desde sua detenção, não se sabe onde o cineasta está e tampouco seu estado de saúde. Yuval Abraham apontou que o cineasta palestino apresentava ferimentos na cabeça e na barriga. Além disso, ele também estava sangrando. 

"Colonos invadiram casas, atiraram pedras, quebraram janelas e veículos e agrediram violentamente moradores e ativistas de solidariedade. Várias pessoas ficaram feridas", escreveu o ativista palestino Ihab Hassan, uma das testemunhas, em sua página no X (antigo Twitter). 

Quando a ambulância chegou para Hamdan, soldados israelenses a invadiram e o levaram. Não há sinal dele desde então."

Por fim, a Associated Press noticiou os relatos de testemunhas, que apontam que um grupo de entre 10 e 20 colonos mascarados atacou Ballal e os outros ativistas com pedras e bastões. Os colonos também foram responsáveis por quebrar os vidros dos carros e furar pneus. 

"Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado", finalizou Josh Kimelman, um dos ativistas que estavam no local, à AP.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também