Home
Notícias
Clima tenso: A guerra que cancelou duas Copas do Mundo
Notícias

Clima tenso: A guerra que cancelou duas Copas do Mundo

publisherLogo
Aventuras Na História
29/11/2022 20h34
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15316429/original/open-uri20221129-17-m3yhh3?1669757015
©Divulgação / Fortepan
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 1930, iniciava o torneio esportivo mais assistido no planeta; organizado pela FIFA, a primeira edição da Copa do Mundo era sediada no Uruguai com 13 confederações de países distintos, tendo o próprio país-sede como vencedor do torneio. A edição seguinte, quatro anos depois, foi realizada na Itália com três nações a mais.

A terceira, no entanto, foi a última antes de um hiato que durou 12 anos; realizada na França em 1938 e com um país participante a menos comparado ao torneio anterior. A partir das datas onde ocorreriam as competições seguintes, uma guerra foi capaz de interromper o importante evento, como revelou o professor Vitor Soares.

Acumulando mais de 25 mil seguidores em suas redes sociais, Vitor apresenta o podcast Desventuras na História, promovido pelo portal Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

De acordo com o professor, a Copa seguinte era prevista para ocorrer em 1942, com três países disputando o evento, sendo eles o Brasil, Argentina e Alemanha, com os dois primeiros oferecendo o retorno da competição para a América. A decisão do país estava prevista para ser tomada em congresso da FIFA de 1940, mas os planos de Adolf Hitler atrasaram a resolução.

Em plena guerra

Com a Segunda Guerra Mundial em vigor após a invasão alemã a Polônia em 1939, a organização do torneio optou por postergar o evento esportivo, como explicou Vitor: "A FIFA decidiu adiar a realização da Copa até que as coisas na Europa se acalmassem".

Contudo, a guerra não terminou tão brevemente como se previa, se estendendo com a entrada de mais países e ataques ainda mais violentos, se estendendo até o ano de 1945. Dessa forma, interferiu completamente na realização da Copa de 1942, obrigando que a edição fosse pulada.

O termino tardio também não permitiu esforços suficientes para a preparação da edição seguinte, de 1946, que também foi postergada. Por fim, a competição só pôde ser retomada quatro anos depois, sem mudar a disposição periódica de 4 em 4 anos para a realização do torneio.

Na ocasião, a retomada foi sediada no Brasil, em 1950, inclusive contando com a país-sede na final do torneio, mas perdendo para o Uruguai naquele que foi o maior público registrado na história do torneio, com mais de 199 mil pessoa na final do torneio, realizada no Estádio do Maracanã.

Confira o vídeo abaixo:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também