Home
Notícias
Como as pessoas que viveram antes de Cristo contavam os anos?
Notícias

Como as pessoas que viveram antes de Cristo contavam os anos?

publisherLogo
Aventuras Na História
23/02/2023 22h47
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15437744/original/open-uri20230223-18-1xfl59h?1677192725
©Reprodução / Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Vivemos em 2022 depois de Cristo, ano representado pela sigla d.C., mas como funcionava a contagem do tempo para aqueles que viveram muito antes de Jesus Cristo, como, por exemplo, 250 a.C.?

Primeiramente, essa conta depende do calendário que está sendo utilizado no momento da conta. No calendário judaico, hoje vivemos no ano 5.783, já no calendário islâmico, estamos no ano 1.443, e no chinês, 4.720.

De acordo com o professor e historiadorVitor Soares, cada um deles teve o seu ano número 1 baseado em algo importante de suas respectivas culturas, e antigamente, também era assim. Os gregos contavam a partir das olímpiadas, por exemplo.

Eventos marcantes

Além dos gregos, os romanos eram um outro povo que iniciava a contagem dos anos a partir de algum evento, que, no caso deles, seria a fundação de Roma. Até mesmo os cristãos contaram durante muito tempo a partir do imperador Diocleciano.

Dessa forma, a forma de contagem depende muito de cada povo, de cada cultura que as civilizações possuíam, já que assim formavam suas próprias maneiras de contarem os anos, sempre seguindo o padrão de o primeiro ano ser escolhido a partir de um evento importante histórico ou mitológico.

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador  acumula mais de 38 mil seguidores. Confira o vídeo completo abaixo:

Veja no Tiktok
tiktok
@profvitorsoares Como que as pessoas antes de Cristo contavam os anos? 🤔🕰️ *REPOST* #historia #história #curiosidades ♬ som original - Prof. Vítor Soares
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também