Como foi a primeira refeição do homem na Lua?
Aventuras Na História
Em 20 de julho de 1969, a humanidade passou por um de seus grandes marcos históricos quando Neil Armstrong, astronauta da NASA, se tornou o primeiro homem a andar na Lua.
A chegada da missão Apolo 11 no satélite natural da Terra colocava um fim à Corrida Espacial, na qual a Rússia e os Estados Unidos tentaram conquistar as estrelas como forma de provar sua soberania como potência mundial.
Mesmo durante momentos que transformam a História, todavia, algumas coisas permanecem as mesmas: é o caso da necessidade de encher o estômago que sentimos algumas vezes por dia.
Assim, dado que os cosmonautas que tripulavam a Apollo 11 passaram 33,5 horas na Lua, precisaram comer em algum momento. Conforme reportado pela historiadora espacial Amy Shira Teitel ao portal Popular Science, a primeira refeição feita em solo lunar teria, inclusive, ocorrido em pouco antes do horário para o qual havia sido prevista.
Ela teria ocorrido logo após o pouso da espaçonave da NASA no "Mar da Tranquilidade" que é uma região da face visível da Lua em que a superfície é formada por lava basáltica solidificada.
Comida de astronauta
No dia em que chegaram onde nenhum outro humano havia chegado anteriormente, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong comeram bacon em cubos, pêssegos e biscoitos açucarados em cubos. Já para acompanhar esses alimentos, as bebidas disponíveis eram suco de toranja, suco de abacaxi e café.
Em outros momentos de sua jornada espacial, por sua vez, eles teriam comido também compotas de maçã, empadas de salsicha, bife com vegetais, batata empanada com carne de porco e mais, conforme divulgado pelo Business Insider.
Vale destacar que, antes de embarcar no voo, a equipe pôde selecionar suas refeições de preferência a partir de um cardápio com mais de 70 opções.
As refeições eram ainda separadas para dias específicos da missão, e comidas direto de seus pacotes com uma colher — caso necessário, porém, também podiam ser sugadas a partir de uma pequena abertura que encaixava em uma entrada de seu capacete espacial, um detalhe que poderia ser útil durante uma situação de despressurização da nave.
Bacon no espaço
O bacon, aliás, teria marcado presença em boa parte das missões tripuladas do programa Apollo, com sua popularidade entre os astronautas fazendo com que fosse uma fonte de proteína particularmente frequente no cardápio das primeiras viagens espaciais.
Da Apollo 8 em diante, por exemplo, os cubos ressecados de carne de porco salgada teriam feito parte de todos os cafés da manhã. Foi apenas a partir dos cosmonautas das missões de número 13 e 14 que o alimento passou a ser menos apreciado, chegando a retornar para a Terra com os tripulantes da Apollo 15 após ter sido rejeitado durante o voo.
Em 2002, a proteína foi trocada de forma definitiva por empadas de salsicha, que faz parte das comidas oferecidas aos astronautas da NASA até os dias atuais.