Como George Orwell inspirou o reality show Big Brother
Aventuras Na História
Escrito originalmente em 1948, o clássico 1984, de George Orwell, previu que os governos de grandes potências iriam monitorar excessivamente a vida dos cidadãos. Além de ser uma distopia, a obra também inspirou a criação do famoso reality show Big Brother.
A história se passa após uma guerra nuclear, em que o mundo é dividido em três grandes potências que só se interagem por meio de outras guerras. Nesta distopia, a figura do líder totalitário Grande Irmão é idolatrada. Por isso, ele sabe de tudo o que as pessoas fazem e julga seus atos.
Inspirado na obra de George Orwell, o milionário John de Mol ficou famoso, em 1994, com a criação do reality show Big Brother. Em 2002, a Rede Globo comprou os direitos autorais de exibir a versão brasileira do entretenimento.
O programa tem como finalidade confinar diferentes pessoas em uma casa, que passam por diversas provas físicas e psicológicas. O último participante a restar ganha um prêmio milionário.
A todo o momento os participantes são vigiados por um ser onipresente, que decide sobre o futuro dos jogadores, chamado Grande Irmão, assim como o líder supremo citado na distopia de George Orwell.
A obra 1984 continua fazendo sucesso mesmo após 71 anos de seu lançamento. Em 2013, o livro chegou a ficar na 68ª posição da lista dos mais vendidos da Amazon. George Orwell é considerado como um dos maiores pensadores e escritores do século 20, e surpreende gerações com suas obras clássicas que inspiraram e moldaram o mundo atual.