Como saber se você tem "dinheiro esquecido" no Banco Central
Aventuras Na História
Reativado na última terça-feira, 28, o sistema do Banco Central do Brasil disponibilizou a ferramenta de consulta de valores esquecidos em instituições financeiras, recebendo um recorde de visitas em seu portal nos três dias seguintes, estimadas em 15 milhões de acessos pelo próprio BC.
Em todos os primeiros dias, pelo menos 4 milhões de buscas foram realizadas, com o segundo dia sendo o pico de consultas públicas, ao ter 5,6 milhões. 27% das pessoas que buscaram por valores esquecidos tinham saldo a resgatar, com a possibilidade de sacar a quantia na próxima terça-feira, 7.
Um relatório do BC divulgado pela TV Globo ainda acrescenta que pouco mais de 643 mil pessoas têm mais de R$ 1 mil para sacar, apesar da grande maioria, em uma parcela correspondente a 29,2 milhões de beneficiários, tem até R$ 10, representando 62,55% das pessoas contempladas com o resgate.
Como resgatar o dinheiro
O único site no qual a consulta de devolução dos valores é possível é o https://valoresareceber.bcb.gov.br, que você pode acessar clicando aqui. Por lá, é possível inserir dados de pessoas físicas, jurídicas e até falecidas, neste último caso sendo permitido aos herdeiros e representantes legais da pessoa que morreu.