Home
Notícias
Conheça 10 excelentes obras que ganharam o Pulitzer
Notícias

Conheça 10 excelentes obras que ganharam o Pulitzer

publisherLogo
Aventuras Na História
18/12/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15944146/original/open-uri20231218-56-opkyqk?1702926386
©Créditos: Reprodução/Amazon
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Adentrar no universo literário premiado com o Pulitzer é mergulhar em narrativas que transcendem o ordinário. Nesta seleção de 10 obras notáveis, somos convidados a explorar o que há de mais refinado na escrita contemporânea, laureada pela cobiçada distinção Pulitzer.

Conheça e deixe-se envolver pela maestria de autores que conquistaram o coração da crítica e dos leitores, erguendo-se como ícones literários premiados:

1. O pintassilgo, de Donna Tartt (2014) - https://amzn.to/47YtMfi

A vida de Theodore Decker sofreu uma reviravolta aos 13 anos, quando sua mãe foi vítima de um atentado ao Museu Metropolitano de Arte. Esse evento trágico desencadeou uma jornada emocional intensa, marcada por sofrimento, culpa, reinvenção e redenção, com espaço até mesmo para o surgimento do amor. No centro desse turbilhão, Theo encontra consolo em um pequeno fragmento de esperança daquele dia fatídico - a imagem de um pássaro acorrentado ao seu poleiro.

Créditos: Reprodução/Amazon

2. The Underground Railroad: Os caminhos para a Liberdade, de Colson Whitehead (2017) - https://amzn.to/41tPENb

Cora, uma jovem escravizada em uma plantação de algodão na Geórgia, enfrenta uma vida extremamente difícil. Sua condição é ainda mais desfavorável por ser uma excluída mesmo entre outros africanos, e à medida que se aproxima da maturidade, antecipa dores mais intensas. Quando Caesar, um recém-chegado da Virgínia, revela a existência de uma rota de fuga chamada Ferrovia Subterrânea, os dois decidem escapar de seus opressores. Contudo, os planos não transcorrem conforme o esperado, e Cora e Caesar vivem sob constante ameaça de serem capturados, o que os levaria de volta a uma existência terrível, privada de liberdade.

Créditos: Reprodução/Amazon

3. Middlesex, de Jeffrey Eugenides (2014) - https://amzn.to/41u4jI5

A narrativa aborda três gerações da família Stephanides, começando no início do século XX, quando os avós de Calíope deixam um vilarejo nas encostas do Monte Olimpo para se estabelecerem em Detroit, EUA. Durante a era da Lei Seca, a cidade prospera, mas os protestos de 1967 levam a família a mudar-se para Michigan. Nesse momento, com doze anos, Calíope inicia uma jornada para compreender sua singularidade, investigando segredos familiares e uma incrível mutação genética que a transformará em Cal, um narrador ousado na ficção contemporânea.

Créditos: Reprodução/Amazon

4. A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan (2022) - https://amzn.to/3TrUzw8

Bennie Salazar, um executivo da indústria fonográfica, e Sasha, sua assistente cleptomaníaca, são os protagonistas que Jennifer Egan utiliza para pintar, em uma narrativa caleidoscópica, a evolução das relações ao longo do tempo. Desde a São Francisco dos anos 1970 até a Nova York de um futuro próximo, a autora tece um romance único em estilo, explorando temas de continuidade, rupturas, memória e expectativas. A visita cruel do tempo é uma obra surpreendente que entrelaça diversas perspectivas em tramas inesperadas.

Créditos: Reprodução/Amazon

5. O velho e o mar, de Ernest Hemingway (2013) - https://amzn.to/3tlYOyE

Depois de muitos anos dedicados à pesca, o velho pescador Santiago passou incríveis 84 dias sem conseguir capturar um único peixe. Rotulado como salão, um azarado, ele não se deixou abater. Munido de coragem, autoconfiança e uma fé inabalável em seu ofício, decide aventurar-se sozinho em alto-mar, convicto de que finalmente alcançará o sucesso. A narrativa revela a jornada desse homem, marcada pela solidão, sonhos, reflexões, luta pela sobrevivência e uma confiança inquebrantável na vida.

Créditos: Reprodução/Amazon

6. O sol é para todos, de Harper Lee (2016) - https://amzn.to/3ttnVj1

Nesta envolvente narrativa situada no Sul dos Estados Unidos durante a década de 1930, uma região marcada pela violência do preconceito racial, somos guiados por uma jovem de mente aguçada e questionadora. Seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de um crime terrível. A história aborda temas cruciais como raça e classe, inocência e justiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação. O impacto de "O sol é para todos" permanece tão relevante hoje quanto em sua estreia, em 1960, durante os turbulentos anos da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Créditos: Reprodução/Amazon

7. Uma fábula: Coleção Clássicos de Ouro, de William Faulkner (2021) - https://amzn.to/3vaJDZA

Durante a Primeira Guerra Mundial, surge uma surpreendente revolta entre três mil soldados franceses de um regimento, que se recusam a participar do combate. Em "Uma Fábula", o renomado autor norte-americano William Faulkner nos presenteia com uma narrativa alegórica e multifacetada, explorando questões profundas da natureza humana. Esta obra-prima, dedicada por Faulkner a uma década de criação, recebeu os prestigiados Prêmio Pulitzer e National Book Award. Apesar de inicialmente incompreendida pela crítica, hoje é reverenciada como um dos grandes tesouros literários do século XX, revelando a maestria de um dos maiores escritores da história.

Créditos: Reprodução/Amazon

8. Amada, de Toni Morrison (2018) - https://amzn.to/3tccPPC

Baseado em eventos reais, "Amada" se passa em 1873, durante o período em que os Estados Unidos enfrentavam as consequências da recente abolição da escravidão. Toni Morrison, com sua prosa sinuosa, tece uma narrativa intrincada, habilmente entrelaçando brutalidade e lirismo.

Créditos: Reprodução/Amazon

9. Pastoral americana, de Philip Roth (1998) - https://amzn.to/3NtA4eI

O próspero empresário judeu Seymour Levov, ao casar-se com uma mulher católica em 1949, favorece a contratação de funcionários negros em sua fábrica e proporciona uma educação progressista à filha. No entanto, suas ilusões acabam por desmoronar, desfazendo o lar que ele idealizava conforme os valores americanos. Para contar essa narrativa, Philip Roth ressuscita seu conhecido alter ego, o romancista Nathan Zuckerman, que desempenha o papel de herói e narrador nos romances "Casei com um comunista" e "A marca humana". 

Créditos: Reprodução/Amazon

10. A estrada, de Cormac McCarthy (2007) - https://amzn.to/4arvffW

Um conto de ficção pós-apocalíptica que descreve a jornada empreendida por um pai e seu jovem filho ao longo de um período de vários meses através de uma paisagem devastada anos antes por um cataclismo sem nome o qual destruiu a civilização e boa parte da vida na Terra. Adaptada para os cinemas em 2009 e protagonizada por Viggo Mortensen.

Créditos: Reprodução/Amazon

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também