Conheça o artista que cria quadros com esterco de vaca
Aventuras Na História
Werner Härtl é um homem alemão de 45 anos que encontrou uma maneira de transformar cocô de vaca em arte: ele usa exclusivamente de esterco como "tinta" para suas pinturas.
O artista fez a descoberta sobre o potencial artístico dos excrementos de gado há cerca de dez anos, quando estava tendo dificuldades de limpá-lo de seu celeiro, justamente pelo material orgânico ser tão pigmentado e aderente.
Tem a textura perfeita, porque é só capim fermentado", explicou Härtl em entrevista ao "Ripley's Believe It or Not!".
O alemão ainda consegue pintar com tonalidades diferentes ao diluir o cocô de vaca em água: quando mais diluído, mais clara fica a cor. Usando deste método, ele já criou mais de mil telas.
Ele ainda garante que suas obras-primas não tem nenhum "aroma" que indique a origem de sua tinta: "Quando está molhada, a pintura fica um pouco esquisita. Mas, quando está completamente seco, não cheira mais".
Sustentabilidade
Um dos pontos positivos de usar um material produzido de forma espontânea por vacas para criar peças artísticas é que o processo se torna bem barato e sustentável.
Cerca de duas evacuações fornecem o suficiente para meio ano de criatividade", relatou Härtl ainda, segundo repercutido pelo New York Post.