Home
Notícias
Conheça outros hominídeos que já habitaram o planeta
Notícias

Conheça outros hominídeos que já habitaram o planeta

publisherLogo
Aventuras Na História
09/02/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16459018/original/open-uri20250209-56-nrhb32?1739109883
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A configuração disto que somos hoje foi determinada há cerca de 190 mil anos. Na mesma época, surgia um outro tipo de gente na Europa e Oriente Médio, numa linha evolutiva paralela à nossa: o Homo neanderthalensis. Seu cérebro era do mesmo tamanho que o nosso, tinham a capacidade de falar e eram fortes e baixos (1,60 m de altura).

Por milênios as duas espécies conviveram em harmonia. Nossos ancestrais até ensinavam sua tecnologia (ferramentas, armas e adornos feitos de ossos e dentes) aos neandertais. Quando resolveram brigar por território, especialmente na Europa, nossos "primos" sucumbiram às nossas armas mais sofisticadas. E desapareceram da face da Terra.

O Homo sapiens também conviveu com o Homo erectus, que viveu entre 1,8 milhão a.C. e 30 mil a.C. Esses parentes surgiram na África e se espalharam até a Oceania. Seu cérebro tinha a metade do tamanho do nosso. E deram origem ao Homo heidelbergensis, que se dividiu em dois grupos: um foi para a Europa, onde enfrentou o gelo e o outro foi para a África, em meio a terríveis secas. Daí nasceram os neandertais e nós. Numa dessas secas, há 100 mil anos, a população mundial de sapiens, que era de 30 mil pessoas, desabou para 2 mil. Foi a única vez na História que corremos o risco real de extinção.

Esquema ilustrando a evolução dos primatas aos humanos / Crédito: Getty Images

Confira a seguir alguns antigos hominídeos que habitaram a Terra antes dos Homo sapiens e entenda como se deu a diferenciação e evolução da humanidade a partir de nossos ancestrais em comum com os primatas:

1. Australopithecus afarensis

Escultura representando como seria a Australopithecus afarensis conhecida como Lucy, a mais antiga ancestral humana já encontrada / Crédito: Getty Images

Entre 3,8 milhões a.C. e 2,9 milhões a.C., alterações climáticas fizeram com que uma gigantesca floresta tropical que existia na África desse lugar à savana. Alguns macacos ficaram sem galho e tiveram que se adaptar à vida no chão. Surgiu então o Australopithecus afarensis, um macaco bípede que pode ter dado origem à família humana.

2. Homo erectus

Reconstrução de um crânio e de como seria um Homo erectus / Crédito: Getty Images

Entre 1,8 milhão a.C. e por volta de 30.000 a.C., o Homo erectus disputou as savanas da África com parentes mais simiescos, como o Homo habilis e o Homo rudolfensis. Com seu cérebro quase humano (2/3 do tamanho do nosso), exterminou os concorrentes e se tornou o primeiro hominídeo a alcançar as terras da Ásia.


3. Homo floresiensis

Aproximação facial de Homo floresiensis realizada por pesquisadores / Crédito: Divulgação / Cicero Moraes, Luca Bezzi e Alessandro Bezzi

De 18.000 a.C. a 12.000 a.C., aproximadamente, existiu o chamado Homo floresiensis. Encontrado em 2003 na Indonésia, esse hominídeo era tão baixo (tinha 1 metro de altura) que ganhou entre os cientistas o apelido de “hobbit”, o ser mitológico da saga O Senhor dos Anéis. Havia a suspeita de que esses erectus em miniatura fossem Homo sapiens com nanismo. Porém, anos depois, dois estudos reforçaram a tese de que eles constituíram uma espécie.


4. Homo neanderthalensis

Reconstrução facial do neandertal Krijn, o primeiro encontrado na Holanda / Crédito: Divulgação/Servaas Neijens

Alguns de nossos ancestrais mais conhecidos, os Homo neanderthalensis existiram entre 200.000 a.C. e 28.000 a.C.. Também chamados de "homens-ursos" ou apenas neandertais, eles eram fortes e resistentes. Suportavam temperaturas de até -30°C. Se não tivessem entrado em conflitos territoriais com os Homo sapiens, ainda poderiam estar vivos. Mas foram derrotados quando nossa espécie criou armas de grande eficiência, como lanças mais duráveis e fáceis de manusear.


5. Homo heidelbergensis

Reconstrução de como seria o Homo heidelbergensis / Crédito: Getty Images

Descendente do Homo erectus, o Homo heidelbergensis existiu entre 600.000 a.C. e 200.000 a.C., e foi o primeiro humano a surgir com um cérebro maior que o dos ancestrais. Seu corpo manteve-se do mesmo tamanho, com cerca de 1,80 m, numa amostra de que a inteligência já valia mais que a força no processo de seleção natural. Deu origem ao neandertal e ao sapiens.


6. Homo sapiens

Representação do crânio de um humano e dois homens usando o celular / Crédito: Getty Images

Surgidos em torno de 190.000 a.C., e habitando a Terra até hoje, a história da nossa espécie, Homo sapiens, se divida em duas partes. A primeira marca o surgimento de um ser já com nossa aparência, há quase 200 mil anos. A segunda ocorre entre 80 e 50 mil anos atrás, quando nossos ancestrais dominaram o fogo. Isso nos permitiu afastar os predadores, diversificar a alimentação e aprimorar o conhecimento.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também