Conselho formado por homens proíbe aborto em cidade norte-americana sem clínicas
Aventuras Na História
Nesta terça-feira, 8, a cidade de Hobbs, no estado norte-americano do Novo México, aprovou um decreto que proíbe a realização do aborto. Entretanto, dois pontos chamam a atenção na decisão.
O primeiro é que o decreto se contrapõe à lei estadual que permite a prática. O segundo, e mais intrigante, é que a cidade de Hobbs, onde residem cerca de 40 mil habitantes, não possui nenhuma clínica que realize tal procedimento.
Conforme aponta matéria publicada pela Reuters, a resolução foi chancelada pela decisão unânime de um conselho formado por sete homens. Mas o que explica toda essa situação para uma cidade sem clínicas?
A explicação
Por mais que a cidade de Hobbs não possua clínicas que realizem procedimentos abortistas, ela fica situada na fronteira com o Texas — estado que possui leis mais rígidas em relação ao assunto. Isso cria um temor de que pessoas possam viajar para o estado vizinho para serem atendidas com mais facilidade.
Antes da decisão, vale destacar, o Conselho Municipal ouviu defensores de ambos os lados; e que a maioria das 150 pessoas presentes na sessão eram favoráveis a proibição — que acabou sendo comemorada. Com o decreto, Hobbs passa a ser a primeira cidade de um estado governado por democratas que proíbe o aborto.