Copa do Mundo: Como são os Barwa, instalações de torcedores no Catar
Aventuras Na História
Com a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, pessoas de todos os lugares do mundo enfrentam um problema muito grande no país sede do evento esportivo: os preços.
Conhecido por seus sheiks, o Catar abriga grandes empresários e possui alguns dos preços mais elevados no mundo para produtos muitas vezes considerados simples.
Porém, definitivamente uma das maiores preocupações que os fãs de futebol precisam ter durante a estadia no Catar é, com certeza, relacionada ao abrigo que terão durante a Copa. E de fato, provavelmente os preços de diárias em hotéis ou aluguéis no país deve ter sido a causa da desistência da viagem de muitas pessoas.
Para lidar com a dificuldade, inúmeros torcedores se abrigam em instalações mais baratas, e muitas vezes próximas ao improviso, para que ao menos consigam apreciar às partidas de suas seleções. E assim se popularizaram os Barwa — espécies de flats 'econômicos' do Qatar.
Acomodação
Segundo o site SportBuzz, os Barwa parecem, para alguns, com hospitais em seu exterior, enquanto cárceres por dentro. Porém, definitivamente possuem um valor mais acessível ao público geral: US$ 80 (pouco menos de R$ 420, na cotação atual) por pessoa, a diária.
Os prédios possuem diferentes tamanhos, podendo abrigar de 4 a até 6 pessoas. Ao todo, o complexo possui 200 prédios de 20 unidades, e conta com apartamentos de 100 metros quadrados, com 3 quartos em suíte.
Além disso, a cozinha é equipada com geladeira e microondas, além de contar com máquina de lavar e ferro de passar, sem contar a proximidade com um supermercado 24 horas.
As fotos divulgadas são do Barwa Maditnata que, justamente por se tratar de uma alternativa mais barata de acomodação no Qatar, não possui a mehor das localizações: se encontra a 22 km do centro do país, e uma viagem de duas horas, por ônibus e metrô, é necessária caso de tenha interesse em ir até o estádio Lusail, o mais distante.