Covid-19: primeiro caso da subvariante Éris é confirmado no Brasil
Aventuras Na História
Nesta sexta-feira, 18, foi confirmado o primeiro caso da variante do coronavírus, Éris, no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A pessoa infectada com a EG.5, conhecida popularmente como Éris, foi uma moradora da capital paulista de 71 anos. Mesmo com o esquema vacinal em dia, seus sintomas começaram no dia 30 de julho, quando ela se encaminhou para um hospital particular e recebeu alta no dia seguinte.
Conforme repercutido pelo G1, o Ministério da Saúde esclareceu que as medidas de prevenção seguem as mesmas da Covid-19, mesmo com a verificação do novo caso. Em um comunicado, a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel explicou quais medidas devem ser tomadas pela população:
Aquelas pessoas que têm o sistema imunológico com menor possibilidade de uma resposta maior [à doença], como imunocomprometidos, pessoas que estão tratando câncer, que fazem hemodiálise, aquelas pessoas que estamos recomendando desde o início da pandemia, elas devem usar máscara quando forem a locais com aglomerações, fechados, mal ventilados.”, afirmou a secretária da SVSA.
Nova variante
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5, subvariante da Ômicron, foi detectada em fevereiro de 2023 pela primeira vez e o número de ocorrências tem crescido constantemente. A OMS também afirmou que a subvariante não apresenta riscos mais graves, quando comparada com outras variantes da Covid-19.
O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde também reforçaram a importância de alguns hábitos por parte da população, como manter o esquema vacinal completo contra a Covid-19, higienizar as mãos e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.