Curiosa casa de Santos Dumont em Petrópolis poderá ser visitada
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 20, o Museu Casa de Santos Dumont, localizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é reinaugurado pela prefeitura do município. A reabertura do local faz parte das celebrações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o "pai da aviação".
A casa foi construída em 1918, e, naquela ocasião, servia como residência de verão da família de Dumont. Segundo repercutiu o jornal O Globo, apesar da cerimônia de inauguração ser realizada hoje, o público que deseja visitar o local só poderá ter acesso às dependências na próxima sexta-feira, 21.
No museu, entre os itens que lá estão, pode-se citar algumas invenções do "pai da aviação", como o primeiro relógio de pulso, além de alguns itens pessoais de Dumont, como cartas, chapéu e quadros.
Reforma
O Museu Casa de Santos Dumont foi reformado pela Prefeitura de Petrópolis, e após o feito o espaço recebeu novos itens para o acervo, como a bandeira que Dumont costumava hastear, a carta com o pedido da terra para a construção da residência, um retrato da família e os móveis originais da residência.
A casa localizada em Petrópolis foi projetada pelo inventor brasileiro, e, após sua morte, o espaço foi doado para a prefeitura. Vale destacar que, além da cerimônia de reinauguração do Museu Casa, haverá o lançamento do selo comemorativo feito pelos Correios e também de uma medalha em alusão aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont pela Casa da Moeda do Brasil.