Da aparência ao veneno: conheça a maior aranha do mundo
Aventuras Na História
A Amazônia, maior floresta tropical do planeta, abriga uma enorme diversidade de espécies — incluindo a aranha-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi).
Também conhecida como tarântula-golias, essa aranha é reconhecida pelo Guinness World Records como a maior existente e pode ser encontrada principalmente na Venezuela.
Tamanho impressionante
De acordo com a Enciclopédia da Vida, mantida pelo Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, a Theraphosa blondi possui tamanho impressionante e pode atingir uma envergadura de até 30 centímetros, o dobro do tamanho médio da mão de um adulto. Apenas o corpo da aranha mede cerca de 13 centímetros, e ela pode pesar impressionantes 175 gramas.
Pelos urticantes
A tarântula-golias apresenta variações de cor que vão do castanho claro ao marrom escuro e preto. Conforme detalha o site do Guinness, o corpo e as pernas dessa caranguejeira são cobertos por "pelos urticantes", capazes de causar irritação na pele e nos olhos, como forma de afastar possíveis agressores.
Como destaca o portal National Geographic, o veneno da tarântula-golias é potente o suficiente para paralisar suas presas, mas em humanos provoca apenas sintomas como náuseas, sudorese e dor local.
Som característico
Também vale destacar que essa aranha faz um som característico enquanto se sente ameaçada. Há alguns anos, um entomologista chamado Piotr Naskrecki compartilhou em seu blog pessoal algumas de suas experiências com a espécie durante pesquisa na Guiana.
“Toda vez que eu ficava muito perto da grande tarântula, ela começava a esfregar as patas traseiras contra o abdômen peludo, o que eu achei ‘fofo’ quando vi pela primeira vez, até que uma nuvem de pelos urticantes voou nos meus olhos e me fez coçar e lacrimejar por vários dias”, escreveu o pesquisador.
“Se isso não fosse suficiente, o aracnídeo abria as suas enormes presas, capazes de perfurar o crânio de um rato, e tentava me espetar. E então houve um som de assovio alto. Durante muito tempo, a fonte do som era um mistério, mas agora sabemos que ele é produzido por algumas cerdas nas pernas, cobertas com ganchos microscópicos que raspam uns contra os outros”, finalizou Naskrecki.
Comedora de pássaros?
É importante destacar que, apesar do nome, a aranha-golias raramente se alimenta de pássaros. Na verdade, sua dieta consiste majoritariamente em insetos e pequenos vertebrados, como ratos e sapos.
O apelido “comedora de pássaros” surgiu no século 18, após uma ilustração da naturalista alemã Maria Sibylla Merian retratar uma dessas aranhas devorando um beija-flor.