Descoberta do túmulo de Tutmés II levanta novos mistérios

Aventuras Na História






A recente descoberta do túmulo de Tutmés II, a primeira de um faraó egípcio em um século, desde a tumba de Tutancâmon em 1922, trouxe à tona uma série de mistérios e novas possibilidades para a arqueologia egípcia. Ao contrário dos tradicionais locais de sepultamento, como o Vale dos Reis, o túmulo de Tutmés II foi encontrado isolado, a oeste do vale, e inundado logo após o enterro, o que levou à remoção da múmia e dos bens funerários.
Um dos principais enigmas é o motivo pelo qual Hatshepsut, esposa e meia-irmã de Tutmés, que mais tarde se tornaria faraó, optou por enterrá-lo em um local diferente do Vale dos Reis, onde ela mesma foi sepultada. A localização final da múmia permanece desconhecida, alimentando ainda mais o mistério.
No entanto, a equipe de arqueólogos, liderada por Piers Litherland, da Universidade de Cambridge, concentra seus esforços em um monte de escombros próximo ao túmulo recém-descoberto. Acredita-se que o monte possa esconder um segundo túmulo, "esta segunda completa e intacta", disse Piers ao Live Science, que abriga a múmia de Tutmés II.
"Não sabemos, e não podemos saber, que a segunda tumba de Tutmés II está lá, mas há sinais que apontam sugestivamente nessa direção", disse Litherland ao Live Science.
A descoberta de um jarro de unguento de alabastro com inscrições de Hatshepsut confirmou a ligação do túmulo ao faraó, que governou há cerca de 3.500 anos. A tradução da inscrição diz: "A esposa do deus, a grande esposa principal Hatshepsut, fez este monumento para seu irmão, o deus perfeito, o senhor das Duas Terras [Tutmés II], que deu vida duradoura ao amado Osíris".

"É uma questão de por que ela o enterrou aqui e construiu seu [túmulo] no Vale dos Reis. É muito estranho que ela o enterre nesta [área] que ela e outros reis não usaram", disse Zahi Hawass, ex-ministro de antiguidades, ao Live Science.
Local
A escolha do local de sepultamento por Tutmés II, e não por Hatshepsut, pode ser explicada pelo fato de que, na época, o Vale dos Reis ainda não era o local padrão para os faraós. Além disso, evidências sugerem que sua esposa inicialmente planejava ser enterrada próxima a ele, mas mudou seus planos ao se tornar faraó.
"Hatshepsut parece ser o primeiro faraó a conectar seu sepultamento com o local que hoje chamamos de Vale dos Reis, então não há nada de estranho em Tutmés II não estar enterrado lá", explica Gay Robins, professora emérita de história da arte na Universidade Emory, ao Live Science.
Segundo o 'Live Science', apesar das especulações sobre um possível desentendimento entre os faraós, não há evidências que sustentem essa teoria. Pelo contrário, inscrições e a construção de um templo funerário para Tutmés II por Hatshepsut indicam respeito e cuidado com a memória do faraó.


