Dia Internacional de Nelson Mandela: saiba mais sobre a data que celebra a luta por paz e liberdade
Aventuras Na História
Nascido em Cabo Oriental, na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela foi um dos principais nomes na luta por paz e liberdade, e liderou o movimento contra a segregação racial (apartheid) no país. Em 1962, Madiba -como é chamado popularmente-foi preso por traição e condenado à prisão perpétua.
Tudo mudou a partir de 1989, quando Frederik Willem de Klerk se tornou o presidente da África do Sul. Klerk alegou que o regime de segregação racial era insustentável, e libertou vários prisioneiros após mais de 40 anos de apartheid, incluindo Mandela, que se tornaria o primeiro presidente preto do país, em 1994.
A eleição de Nelson Mandela foi um marco divisório para a África do Sul, e tinha como o objetivo reconciliar os oprimidos e opressores, uns com os outros. O então recém-eleito presidente sul-africano já agilizava encontros de negociações internacionais com líderes de outros países como Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001.
Após uma longa trajetória na luta por tornar o mundo um lugar melhor, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) finalmente instituiu, em 2009, o dia 18 de julho como data internacional a ser celebrada anualmente pelos feitos e trajetória de vida de Nelson Mandela.