Donald Trump promete 'deter a loucura transgênero' em segundo mandato
Aventuras Na História
Em declarações realizadas neste domingo, 22, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu deter o que chamou de “loucura transgênero" no primeiro dia de seu segundo mandato. Além disso, renovou ameaças contra os cartéis mexicanos e fez menções de retomar o controle do Canal do Panamá.
"Assinarei ordens executivas para acabar com a mutilação sexual infantil, tirar os transgêneros do exército e das nossas escolas dos ensinos fundamental e médio", afirmou Trump durante um evento para jovens conservadores em Phoenix, Arizona, segundo a AFP. Ele também garantiu que irá "manter os homens fora dos esportes femininos" e declarou que "será política oficial do governo dos Estados Unidos que haja apenas dois gêneros, masculino e feminino".
Com essas declarações, Trump intensificou um debate que tem polarizado a política americana nos últimos anos. Estados governados por democratas e republicanos têm adotado medidas divergentes em relação a políticas transgênero, como tratamentos médicos e a inclusão de livros sobre o tema em bibliotecas públicas e escolares.
Trump afirmou que sua volta à Casa Branca marcará o início de uma "nova era". Ele assegurou que, com sua posse em 20 de janeiro, o país deixará para trás "quatro longos e horríveis anos de fracasso, incompetência e decadência nacional", inaugurando um período de "paz, prosperidade e grandeza nacional".
De acordo com o New York Times, a fala do político foi recebida com aplausos pelo público presente. A fonte definiu o discurso, que teve duração de 90 minutos, como "a mistura habitual de afirmações falsas, autoelogios e ataques ferozes aos adversários".
Construção social
Segundo o portal UOL, a OMS considera que gênero é uma construção social que varia de sociedade para sociedade, podendo mudar com o passar do tempo. "O gênero interage com, mas é diferente do sexo, que se refere às diferentes características biológicas e fisiológicas de mulheres, homens e pessoas intersexo", destaca.