TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Eclipse solar parcial e próxima lua de sangue agitam observadores de astros
Notícias

Eclipse solar parcial e próxima lua de sangue agitam observadores de astros

publisherLogo
Aventuras Na História
22/03/2025 15h10
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16489102/original/open-uri20250322-55-1neuqt5?1742656850
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os amantes da astronomia têm motivos para celebrar. Após a recente "Lua de Sangue", um eclipse lunar total que tingiu o céu de vermelho, um novo fenômeno se aproxima: um eclipse solar parcial, previsto para o dia 29 de março.

O evento, que ocorre quando a Lua bloqueia parcialmente a luz do Sol, será visível no Leste do Canadá, em partes da Europa, no Norte da Rússia e no Noroeste da África.

A "Lua de Sangue" deste mês foi apenas o primeiro de uma série de eventos astronômicos notáveis. Em setembro, outra "Lua de Sangue" poderá ser observada em regiões da Europa, África, Ásia e Austrália. No entanto, os brasileiros terão que esperar até 3 de março de 2026 para testemunhar um eclipse lunar total visível no país, segundo a NASA.

A recente "Lua de Sangue" presenteou os observadores com um espetáculo único, combinando o eclipse lunar total com uma "Microlua". O fenômeno, que ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra, resultou em um satélite 7% menor do que o normal. A cor avermelhada da Lua, característica do eclipse lunar total, é causada pela refração da luz solar na atmosfera terrestre.

Alerta

Segundo 'O Globo', para os próximos eventos, os especialistas alertam para os perigos de observar eclipses solares a olho nu. O uso de óculos especiais ou câmeras artesanais é essencial para proteger a visão durante o eclipse solar parcial.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também