Egon Schiele: Obras roubadas por nazistas serão leiloadas em Nova York
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 5, a casa de leilão Christie's comunicou que seis obras de arte de Egon Schiele, serão leiloadas em Nova York no próximo mês de novembro. A divulgação da venda das telas, que haviam sido roubadas por nazistas, aconteceu há menos de um mês desde que as mesmas foram devolvidas aos herdeiros do antigo dono.
No dia 20 de setembro, autoridades do estado de Nova York anunciaram que instituições de prestígio, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, iriam retornar sete obras do artista expressionista austríaco aos familiares de Fritz Grunbaum, colecionador de arte e artista de cabaré que faleceu no campo de concentração de Dachau, em 1941.
Conforme repercutido pelo portal da Folha de Pernambuco, três obras, avaliadas em US$ 2,5 milhões cada, serão leiloadas no dia 9 de novembro, as outras três, que não tiveram o valor divulgado, terão o mesmo destino após dois dias, no contexto das vendas de outono da Christie's.
Vendido
Uma sétima obra de Schiele, estornada pelo Museu de Arte Moderna, já foi adquirida diretamente com a família de Fritz por “um colecionador proeminente com histórico comprovado de apoio aos sobreviventes do Holocausto”, como esclareceu, Raymond Dowd, advogado que representa os herdeiros de Grunbaum.