Home
Notícias
Em 1982, um jogo do Vasco no Brasileirão foi eternizado por suposto avistamento de OVNI
Notícias

Em 1982, um jogo do Vasco no Brasileirão foi eternizado por suposto avistamento de OVNI

publisherLogo
Aventuras Na História
15/03/2023 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15466024/original/open-uri20230315-18-1oxuuaz?1678917677
©Divulgação / TV Globo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na noite de 6 de março de 1982, o estádio Pedro Pedrossian, popularmente conhecido como Morenão, no Mato Grosso do Sul, recebia uma partida de relevância nacional pelo Campeonato Brasileiro ao ver o time local, o Operário, enfrentar o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Em fase eliminatória, a partida reuniu mais de 24 mil pagantes nas arquibancadas da estrutura que, além de presenciar uma vitória da equipe sul-mato-grossense por 2 a 0, acabaram participando do maior avistamento coletivo de um OVNI na história brasileira.

Ainda no primeiro tempo da partida, surgia um objeto não identificado com luzes fortes, sobrevoando o estádio de maneira constante, sem nenhuma movimentação ou desequilíbrio em uma época onde os drones estavam longe de serem criados, como registrou a revista esportiva Lance em reportagem.

O clarão estava direcionado no meio do campo, chamando atenção não apenas dos milhares de torcedores que apoiavam o Operário, mas também dos atletas, que desaceleraram o jogo de maneira a prestar atenção no surgimento dos ares, como disse o árbitro da partida, José de Assis Aragão, à Lance.

Coincidiu de ser em um momento de paralisação da partida, sabe? Assim que iam cobrar uma falta, alguém olhou para cima. Depois, todos que estavam por perto começaram a ver também. Aí a gente nota aquela luz enorme lá em cima. [...] O clarão estava no meio de campo, pendendo um pouco para a esquerda. Todo mundo ficou apreensivo na hora", explica.

Depoimentos

As desconfianças inicialmente suspeitaram de alguma ação da Força Aérea Brasileira durante a interrupção da partida, visto que uma base do FAB estava próxima do estádio, mas não realizaria testes num sábado a noite, ainda mais com tantas pessoas presentes.

Outros relatos, dados ao Globo Esporte, como dos ex-jogadores Cocada e Amarildo, que atuavam pelo Operário, e Rondinelli, do Vasco, detalham que o voo era baixo e sumiu da vista em uma velocidade supersônica, longe de qualquer tecnologia da época. Na mesma reportagem, dois torcedores que testemunharam a intervenção corroboraram a explicação.

Manchete ilustra visualização de OVNI / Crédito: Divulgação / Correio do Estado

A partida era transmitida ao vivo pela TV Globo que, ao revisitar o caso quatro décadas depois, conseguiu localizar o jogo em seu acervo, mas as câmeras não deixaram de capturar o campo, sem registros visuais do avistamento sobrepondo a marquise do estádio.

Mesmo assim, o fato foi noticiado junto ao resultado do jogo pelo principal jornal do estado com ênfase: “Um OVNI, espetáculo na Capital”, apontou a manchete. Desde então, ufólogos reuniram relatos sobre o episódio, apontando que outros sinais de OVNIs foram visualizados em municípios próximos. Contudo, não há registros ou apontamentos oficiais sobre o tal facho de luz, tornando objeto de enigma local.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também