Home
Notícias
Em lago nos Estados Unidos, um raro navio é encontrado naufragado
Notícias

Em lago nos Estados Unidos, um raro navio é encontrado naufragado

publisherLogo
Aventuras Na História
25/10/2022 20h20
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15264349/original/open-uri20221025-18-xuz1ja?1666729283
©Reprodução / GLSHS
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Estado de Michigan, Estados Unidos, um navio do tipo whaleback, que naufragou em 13 de outubro de 1902, foi encontrado no Lago Superior, a 56 quilômetros de Vermilion Point. Trata-se de um Barge 129, embarcação que afundou a 200 metros de profundidade.

O anúncio da descoberta foi dado dia 12 de outubro pela  Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS, na sigla em inglês). De acordo com a entidade, o navio encontrado é um Barge 129, de 89 metros, que afundou a 200 metros de profundidade.

Como repercutido pela revista Galileu, através de um Side Scan Sonar, em 2021 o navio foi encontrado com outros oito naufrágios em uma investigação da Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos em parceria com a Marine Sonic Technology.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Bruce Lynn, esses barcos eram bastante incomuns. Movidos a vapor, tinham um casco que continuamente se curvava acima da linha d'água, da vertical para a horizontal. Ele descreveu o momento que viram a embarcação: “Você podia ver claramente a proa distinta com uma parte do cabo de reboque ainda no lugar… foi um momento incrível!”.

Naufrágio

O Barge 129 foi atingido por uma tempestade quando estava a reboque do vapor Maunaloa, com uma carga de minério de ferro. O mar rompeu o cabo que ligava os dois navios. Segundo a GLSHS, o Maunaloa virou na tentativa de reconectar o cabo de reboque, mas o vento e as ondas fizeram com que os dois colidissem.

“Procurei por esse navio por tanto tempo, porque era um whaleback. Eu estava bem animado e mal podia esperar para colocar as câmeras nele”, declara Darryl Ertel Jr., diretor de Operações Marítimas da GLSHS.

Assim que o navio começou a afundar, o capitão Josiah Bailey, junto de sua tripulação, tentou laçar um bote salva-vidas. Enquanto o barco afundava, a tripulação do  Barge 129 ficou de prontidão e ajudou a tripulação a entrar em sua embarcação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também