Empresa espacial do Japão enviará primeiro voo privado à Lua
Aventuras Na História
A "ispace", empresa japonesa dedicada à construção de naves e rovers robóticos para a exploração do espaço, irá iniciar uma missão com destino à Lua na próxima quinta-feira, 1° de dezembro.
O lançamento, que usará um foguete da SpaceX, está previsto para ocorrer por volta das 5h40 da manhã (no horário de Brasília), podendo ser assistido através da plataforma "Space.com".
Caso bem-sucedida, a missão, que inaugura o chamado "programa Hakuto-R", se tornará a primeira viagem privada espacial a chegar à Lua — até então, apenas agências espaciais administradas por governos foram capazes de realizar o feito, segundo divulgado pelo portal NewScientist.
A sonda que será lançada para fora de nossa atmosfera nesta quinta levará, dentro de si, uma nave de construção japonesa, e outra pertencente aos Emirados Árabes Unidos, marcando ainda a primeira visita ao satélite de equipamentos vindos desses países.
Quem é a ispace?
Fundada em 2010, a empresa japonesa de apenas 200 funcionários anuncia objetivos ambiciosos em seu site, afirmando que sua meta é "estender a esfera da vida humana ao espaço e criar um mundo sustentável, fornecendo serviços de transporte de alta frequência e baixo custo para a Lua".