Encerrando o reinado mais duradouro da Inglaterra, morria há 122 anos a rainha Vitória
Aventuras Na História
Neste dia, em 1901, morria a rainha Vitória do Reino Unido, aos 81 anos de idade. A monarca faleceu na Osborne House, na Ilha de Wight, onde estava desde o natal do ano anterior, e devido à sua saúde complicada, não conseguiu retornar ao Palácio de Buckingham.
Vitória sofria de um reumatismo nas pernas que a impedia de andar, além de ter contraído catarata e ter ficado com a visão ruim. A rainha passou a se sentir muito fraca durante seus últimos dias. Segundo palavras escritas em seu diário, ela dizia que estava frequentemente "sonolenta, tonta [e] confusa".
No momento exato de seu óbito, a monarca estava acompanhada de seu filho mais velho e futuro rei, Edward VII, e seu neto, o imperador alemão William II. Em 1897, Vitória já havia planejado seu funeral. Ela exigiu que uma tradição militar fosse seguida, por ser filha de um soldado e chefe do exército, e que todos utilizassem branco, ao invés de preto.
A rainha quebrou o recorde de monarca a mais tempo no trono britânico, totalizando 63 anos de reinado, e foi enterrada com vestimentas brancas, incluindo com seu véu de casamento, e acompanhada de fotos e objetos de sua família e criados.
O funeral da rainha ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1901, na Capela de São Jorge, localizada dentro do Castelo de Windsor, se estendendo por dois dias. Em seguida, ela foi enterrada ao lado de seu marido, o príncipe Albert, no Mausoléu de Frogmore, no Grande Parque de Windsor.