Home
Notícias
Enquete e ameaça da UE: Elon Musk reativa contas suspensas de jornalistas
Notícias

Enquete e ameaça da UE: Elon Musk reativa contas suspensas de jornalistas

publisherLogo
Aventuras Na História
17/12/2022 13h57
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15342373/original/open-uri20221217-18-1do30sx?1671286877
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após o CEO da Tesla e dono do Twitter, Elon Musk, suspender contas de alguns jornalistas renomados na profissão — causando muita polêmica e gerando comentários de setores políticos, entidades da sociedade e condenação da União Europeia — o bilionário reativou suas contas na manhã deste sábado, 17.

Entretanto, a decisão não foi tomada por Musk, mas sim, pelos usuários do Twitter. Conforme repercutido pelo G1, o CEO da Tesla fez uma enquete na plataforma perguntando se as contas suspensas deveriam ser reativadas "agora" ou se o ideal era manter o prazo de suspensão — que são sete dias.

Após a votação — que contou com o voto de 2,7 milhões de usuários — informar que 58,7% das pessoas queriam que as contas voltassem e 41,3% achavam que os jornalistas tinham que ficar "banidos" pelo prazo correto, Musk se pronunciou sobre o resultado:

O povo falou. Contas envolvidas em doxing (revelação intencional e pública de informações pessoais sem autorização) com minha localização terão sua suspensão suspensa agora", escreveu.

Jornalistas que atuam na CNN americana, New York Times e do Washington Post, receberam a suspensão após, aparentemente, informarem onde está localizado o jato privado empreendedor de 51 anos.

Ameaças da União Europeia

Não foi somente o público que se revoltou com a decisão de Musk. Conforme divulgado pelo MediaTalks, nesse sexta-feira, 16, Vera Jourova, vice-presidente de Valores e Transparência da UE, comentou que o modo que Musk tratou o caso era "preocupante" e que o dono da plataforma arriscoucruzar “linhas vermelhas” na lei da União Europeia que defende a liberdade de imprensa.

Veja no Twitter
twitter

News about arbitrary suspension of journalists on Twitter is worrying. EU’s Digital Services Act requires respect of media freedom and fundamental rights. This is reinforced under our #MediaFreedomAct . @elonmusk should be aware of that. There are red lines. And sanctions, soon.

December 16, 2022
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também