Entenda a origem das rochas marcianas que se assemelham a uma coluna vertebral
Aventuras Na História
No mês de março, equipes de pesquisadores da Nasa encontraram algo inusitado na superfície de Marte. Imagens captadas pelo rover Curiosity, uma espécie de veículo de exploração, apresentaram rochas que formam algo parecido com uma coluna vertebral.
Os retratos foram feitos em um local chamado Cratera Gale, região que os cientistas creem ter sido um lago. Na cratera, o veículo observou a presença de pedras cobertas por “espinhos” enfileirados, o que lembra a coluna espinhal de criaturas terrestres.
Em seu perfil no Twitter, Nathalie A. Cabrol, astrobióloga que trabalha analisando formações de corpos d’água no planeta vermelho, mencionou a que essas rochas estão entre as mais inusitadas que ela já observou:
Em 20 anos estudando Marte, essa é a rocha mais bizarra que já vi. Mal posso esperar para ter uma imagem microscópica disso”, disse Nathalie.
A imagem, estudada pela astrobióloga, foi renderizada na plataforma Gigapan, que possibilita gerar e divulgar fotografias panorâmicas em alta resolução. Um dos usuários do site, chamado Neville Thompson, foi o responsável por resgatar os retratos do Curiosity e agregá-los em uma só imagem.
Conforme repercutido pelo portal Galileu, um dos colaboradores da Nasa, que atua Laboratório de Propulsão a Jato, chamado Andrew Good, esclareceu ao portal da Fox News que as “colunas” não são de origem animal:
Frequentemente, as rochas de formato estranho têm sua origem num passado antigo, quando a água líquida se infiltrou pelas rachaduras nas pedras, trazendo consigo minerais. Esses minerais eram mais duros do que a rocha ao redor deles, então o vento erodiu tudo, exceto eles", afirmou Andrew.
O Curiosity, cuja missão é descobrir que Marte é, ou já foi, habitável, analisa a geologia e o clima do planeta vermelho. Desde o início de sua expedição na região da Cratera Gale em 2012, os cientistas estimam cratera foi tomada pela água subterrânea do planeta e por neve derretida, o que explica a presença de areia, lodo e pedras na região.