Erupção do vulcão Monte Etna atrai multidões, mas atrapalha resgates

Aventuras Na História






O fascínio pela erupção do Monte Etna, na Itália, tem atraído inúmeros turistas, entretanto, essa aglomeração tem resultado em obstáculos. Autoridades locais alertam que o turismo desenfreado está obstruindo vias e dificultando o acesso de equipes de resgate a pessoas em necessidade.
Conforme repercutido pelo The Guardian, o chefe regional da proteção civil da Sicília, Salvo Cocina, classificou o turismo no Etna nos últimos dias como "selvagem" e "extremamente perigoso".
Ele alertou que os turistas, buscando vistas privilegiadas, estacionam seus veículos em vias estreitas, impedindo a passagem de carros de resgate.
Em uma publicação no Facebook, Cocina expressou sua preocupação com a situação: "Uma cena selvagem com carros lotando as estradas estreitas, um congestionamento de trânsito... e veículos de resgate incapazes de passar. À medida que a escuridão cai, a situação se torna extremamente perigosa, com riscos crescentes de quedas e pessoas afundando na neve".
No entanto, o aviso de Salvo parece não ter surtido efeito. Durante uma excursão na última segunda-feira, 17, oito pessoas, incluindo duas crianças, se perderam e foram encontradas apenas horas depois. No domingo, um homem de 48 anos fraturou o pé ao cair, e outros quatro indivíduos desapareceram na noite anterior.
Controle
Segundo o The Guardian, para auxiliar os moradores locais e tentar controlar o fluxo de turistas e visitantes, bombeiros foram acionados, enquanto prefeitos de cidades nas encostas do vulcão ordenaram que os visitantes se mantivessem a pelo menos 500 metros da lava.
No fim de semana, vídeos de turistas que visitaram a área viralizaram, mostrando pessoas a poucos centímetros da neve e da lava.
Carlo Caputo, prefeito de Belpasso, cidade vizinha, manifestou sua preocupação com a segurança dos turistas: "Embora visualmente impressionante, isso os expõe a sérios riscos, pois a lava, interagindo com a neve, pode vaporizá-la instantaneamente e, com a energia térmica liberada, pode lançar violentamente fragmentos ou pedras", disse ao Guardian.
A Itália, conhecida por seus patrimônios culturais da Unesco, tem enfrentado problemas com o turismo excessivo. No mês passado, o prefeito de Roccaraso, uma popular estação de esqui italiana, reprimiu turistas que faziam excursões de um dia e até sugeriu convocar o exército para lidar com a invasão de turistas.


