'Esperança': Papa Francisco supreende ao anunciar livro de memórias
Aventuras Na História
A Editora Penguin Random House (PRH) anunciou a publicação de uma autobiografia escrita pelo Papa Francisco. Intitulada "Esperança", a obra será lançada globalmente em janeiro do próximo ano, marcando a primeira autobiografia de um papa em exercício.
O pontífice trabalhou em conjunto com Carlo Musso, editor italiano, na elaboração do livro ao longo dos últimos seis anos.
Originalmente, o plano era que a publicação ocorresse postumamente. No entanto, a coincidência com o Jubileu de 2025 — um período de renovação espiritual e celebração que ocorre a cada 25 anos na Igreja Católica — juntamente com "as necessidades dos nossos tempos", motivou o Papa a lançar o livro ainda em vida, conforme informado pela PRH.
O livro
"Esperança" narra a trajetória de vida do Papa Francisco, desde suas raízes italianas e a imigração de seus ancestrais para a América Latina, passando por sua infância, adolescência e escolha vocacional até sua vida adulta e pontificado atual.
De acordo com a PRH, o líder da Igreja Católica revisita suas memórias com uma narrativa íntima e poderosa, abordando momentos cruciais de seu papado e discutindo abertamente questões importantes e controversas da atualidade.
Em suas próprias palavras, ele define o livro como "a história de uma jornada de esperança", ressaltando que não é apenas sua história pessoal, mas também o relato daqueles que viajaram com ele ao longo da vida.
Carlo Musso descreveu o processo de escrita como "uma longa e intensa aventura". Já Daniel Crewe, diretor editorial, e Shyam Kumar, editor sênior da Viking — selo da PRH responsável pela publicação no Reino Unido — classificaram "Esperança" como "um livro poderoso e pessoal".
Os escritos anteriores do Papa Francisco incluem "Sonhemos Juntos", suas reflexões durante o período de isolamento social, e "Vida: Minha História Através da História", onde revisitou eventos significativos das últimas oito décadas. Contudo, "Esperança" representa seu primeiro relato completo sobre sua própria vida.
A obra será publicada em 80 países no dia 14 de janeiro de 2025. A edição britânica terá tradução assinada por Richard Dixon.