Estátuas 'Buda' do presidente dos EUA, Donald Trump, viralizam na China
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, Donald Trump toma posse mais uma vez da presidência dos Estados Unidos, após vencer as eleições mesmo com seu histórico repleto de polêmicas e controvérsias. E mesmo sem ser uma figura associada à calma e serenidade, a figura de Trump chamou atenção recentemente ao ser utilizada na criação de estátuas do presidente na postura de meditação de Buda, na China.
Criadas pelo designer e escultor chinês Hong Jinshi, as estátuas são vendidas em diferentes tamanhos, com preços variando de 999 a 20.000 yuans (entre R$ 855 e R$ 16.490, na cotação atual). Elas viralizaram anteriormente em 2021, mas recentemente voltaram à moda com o segundo mandato de Trump.
"Houve muito interesse nos dias após a eleição", relatou o artista chinês à AFP. Desde então, já vendeu centenas de réplicas que, ele opina, divertem os compradores, pois "a personalidade de Trump e a aparência da estátua são radicalmente opostas".
Vale destacar ainda que cada uma das estátuas é embalada e um pacote com a inscrição em mandarim de "devolva sua empresa à grandeza", em referência ao principal slogan da campanha de Trump, "make America great again". Réplicas já apareceram em plataformas digitais dos Estados Unidos, mas, mesmo sendo um sucesso, elas já não podem mais ser adquiridas nas plataformas chinesas, possivelmente por serem consideradas ofensivas aos budistas, explica Hong Jinshi à AFP.
O artista não chega a comentar sobre os ideais políticos de Trump com relação à China — lembrando que o novo presidente prometeu aumentar as tarifas sobre as importações chinesas, o que já fez em seu primeiro mandato, além de ter repetidamente se referido ao covid-19 como "vírus chinês", conforme repercute o UOL —, mas diz: "Acho que ele ainda é tão engraçado quanto antes. Quando ele for presidente, haverá notícias divertidas todos os dias".
+ Estátua gigante de Trump pelado 'desaparece' em Las Vegas
Musk de Ferro?
Trump não foi a única personalidade de grande destaque dos Estados Unidos a ser caçoado pelo escultor chinês. "É sempre divertido tirar sarro de figuras de autoridade e personalidades", declara Hong, ainda à AFP.
Isso porque, recentemente, ele criou uma nova estátua representando Elon Musk, proprietário da Tesla, SpaceX e do X, além de um proeminente apoiador de Trump. Na criação, Hong transformou o bilionário numa espécie de Homem de Ferro — o emblemático herói da Marvel —, equipado com uma armadura metálica e um grande foguete emergindo de sua virilha.
Nesta homenagem/provocação, Hong se baseou nas ambiciosas missões espaciais encabeçadas por Musk, e acrescenta sentir grande admiração pelo empresário, visto que os veículos elétricos da Tesla são bastante populares na China. "Os foguetes de Musk são incríveis: ele reduziu consideravelmente seu custo. Ele conseguiu como empresário o que um país inteiro não consegue fazer", finaliza à AFP.