Estudo aponta que crocodilos com ‘empatia emocional’ salvaram a vida de cachorro
Aventuras Na História
Um novo estudo, publicado no mês de agosto na revista científica, Journal of Threatened Taxa, aponta que crocodilos possuem “empatia emocional”. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão ao presenciar de três crocodilos salvarem a vida um cachorro abandonado do ataque de uma matilha na Índia.
Os especialistas, que estavam analisando o comportamento dos crocodilos do rio Savitri, localizado no estado indiano de Maharashtra, afirmam não haver explicação para o comportamento dos répteis, que deixaram de atacar o cão.
Conforme repercutido pelo portal O Globo, o estudo menciona dois crocodilos que apresentaram “um comportamento mais dócil” do que o previsto para sua espécie, chegando a guiar o cãozinho até um local seguro na margem do rio.
Dado que os crocodilos poderiam ter facilmente devorado o cão, mas nenhum deles atacou e, em vez disso, optaram por empurrá-lo em direção à margem, significa que o impulso da fome estava ausente”, afirmaram os pesquisadores à CBS News.
Empatia
Os cientistas concluíram que “o curioso caso de um cão ‘resgatado’ por um grupo de crocodilos relatado aqui parece mais uma questão de empatia do que de comportamento altruísta”, e acrescentaram que “os répteis têm sido subestimados no que diz respeito à cognição animal”.