Home
Notícias
EUA: Observatório de 1881 é descoberto em campus de universidade no Michigan
Notícias

EUA: Observatório de 1881 é descoberto em campus de universidade no Michigan

publisherLogo
Aventuras Na História
17/08/2023 19h51
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15719145/original/open-uri20230817-18-1brkbsm?1692304042
©Reprodução/Michigan State University Archives and Historical Collections
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma inusitada descoberta arqueológica foi feita na Michigan State University, conhecida como MSU, nos Estados Unidos. Trabalhadores que atuam na manutenção do campus encontraram a estrutura do primeiro observatório da instituição, construído em 1881. 

O que remanesceu do prédio de astronomia foi avistado enquanto os funcionários instalavam suportes de redes de descanso para os alunos. A estrutura data da época em que os primeiros telescópios foram instalados por todo o país, visando compreender o espaço sideral. 

Imagem da estrutura do observatório — Reprodução/MSU University Communications

 

Antes de sua instalação, os alunos da MSU observavam o cosmos a olho nu, mas graças aos esforços do professor Rolla Carpenter, o aparelho foi instalado e os mesmos conseguiram se manter a par das últimas pesquisas, conforme repercutido pelo portal Space.com.

No comunicado divulgado pela universidade, Ben Akey, arqueólogo da MSU e doutorando em antropologia, explicou a história do telescópio de 5,5 polegadas (13,97 centímetros): 

Nos primeiros dias do programa de astronomia da MSU, Carpenter levava os alunos ao telhado do College Hall e os fazia observar de lá. Mas ele não achou a solução boa o suficiente para garantir a experiência dos alunos em observação astronômica”, explicou Akey ao portal da MSU. 

Construção histórica

Na época em que o prédio de 5 metros de diâmetros foi construído, os estudiosos utilizavam telescópios para catalogar estrelas e nebulosas, além de mensurar os pontos luminosos para compreender sua composição. O aparelho também se movia em 360 graus, graças a um trilho de ferro instalado em sua base.  

Imagem exterior do observatório em 1900 - Reprodução/Michigan State University Archives and Historical Collections

 

Em uma revista da faculdade, que data entre 1898 e 1899, é possível encontrar menções ao observatório. Já um documento de 1915, que pertence ao departamento de engenharia civil da MSU, um episódio de depredação foi relatado, onde apenas o telescópio ficou intacto. Não se sabe o que aconteceu com a construção, mas o aparelho de observações foi achado no edifício de física e astronomia em 1970, e pode ser encontrado no Abrams Planetarium da universidade. 

Com um campus tão antigo, há muitos materiais históricos [e] materiais arqueológicos que seriam perturbados por toda a construção em andamento no campus”, disse Akey em nota para a MSU. 

Atualmente, o departamento de pesquisa astronômica da MSU conta com um telescópio de 24 polegadas (cerca de 61 centímetros), adquirido em 1967. 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também