Ex-guitarrista de metal: A trajetória cultural de Silvio Almeida, novo ministro de Lula
Aventuras Na História
O jurista Silvio Almeida se tornou um dos focos da política nacional ainda no primeiro dia de 2023, ao ser confirmado como ministro dos Direitos Humanos no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Contudo, antes mesmo de ocupar o cargo do Poder Executivo, ele dividia suas atividades de advogado e professor de Direito com seu canal no Youtube.
Por lá, produz vídeos comentando conceitos relacionados a sociopolítica, mas também, angariando espectadores por assuntos diversos, presentes no cotidiano dos brasileiros, desde a abertura de sua conta na plataforma, no ano de 2010.
Em algumas publicações, no entanto, chama atenção por abordar temas mais aprofundados no mundo geek e na cultura pop, como explicar a relação de imagem do Capitão América, ou qual o impacto dos quadrinhos nos anos 1980, ambos exemplos retirados de títulos de vídeos de seu canal.
Além disso, conduziu conversas com convidados conhecidos dos brasileiros, como o rapper paulista Emicida, o técnico de futebol Roger Machado, o ator Lázaro Ramos e até mesmo o integrante do conjunto Racionais Mc's, Mano Brown, conhecidamente fechado para entrevistas na grande mídia.
Guitarrista de metal?
Foi inclusive durante uma interação com o último citado que Silvio Almeida revelou um lado pouco conhecido; questionando os seguidores em publicação no Twitter, Mano Brown indagou qual era a primeira música que escutaram do Racionais.
Entre as respostas, esteve a do perfil verificado do ministro, que não apenas confirmou ser 'O Homem na Estrada', presente no álbum Raio X do Brasil, de 1993, como também acrescentou que a canção faria parte do repertório de uma banda onde Silvio tocava: “Ouvia, fazia cover na banda de "Rap Metal" que eu tive e ouço até hoje”.
Questionado por seguidores para contar mais sobre o passado como membro de banda, Silvio confirmou ter composto a 'Delito', banda paulistana que herdou alguns dos membros do Velhas Virgens, conhecida nacionalmente pelo hit 'Abre Essas Pernas Pra Mim', lançada em 1997.
Banda "Delito". [risos] Eu era o guitarrista da banda. Tocava na banda comigo o Tuca, baixista do "Velhas Virgens". Depois o Caio, querido amigo, que também tocou no "Velhas", ficou no meu lugar. Composições próprias e alguns covers dos "Racionais" e do "Rage Against the Machine"”, confirmou.