Faxa de Gaza: O que se sabe sobre a guerra de Israel contra o Hamas?
Aventuras Na História
Neste sábado, 7, o governo de Israel declarou guerra contra o Hamas, grupo palestiniano que domina a região da Faixa de Gaza. A declaração foi uma reação a um ataque surpresa realizado pela organização contra o país.
A investida militar realizada pelo Hamas surpreendeu em suas proporções: mais de 5 mil foguetes foram lançados ao território israelense, e extensas tropas de soldados armados palestinos invadiram o local.
Conforme repercutido pela Reuters, 22 pessoas já morreram e outras 250 ficaram feridas. A situação, no entanto, está em desenvolvimento, e estes números apenas são previstos para aumentarem.
Se você tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados. Hoje começa a melhor e mais honrosa história (...) Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação na Terra", afirmou Muhammad Al-Deif, líder do Hamas, em uma transmissão para seus membros em que encorajava o levante contra Israel.
Reação
Segundo declarado pelo governo israelense, eles estão em "estado de alerta de guerra" após o ataque, e farão com que o inimigo "pague o preço" pelo conflito que iniciaram.
Estamos em guerra. Esta não é uma operação simples. O inimigo pagará um preço sem precedentes", declarou Binyamin Netanyahu, o primeiro-ministro da nação, de acordo com a CNN.