Filhote de gorila é resgatado de compartimento de carga de avião na Turquia
Aventuras Na História
No último mês, um voo da Turkish Airlines que saiu da Nigéria para a Tailândia chamou a atenção após um jovem gorila, de apenas cinco meses, ser resgatado do compartimento de carga do avião.
Segundo repercutido pelo The Guardian, o jovem gorila foi encontrado em uma caixa que estava sendo levada pelo voo — enquanto ele transitava por Istambul. No último domingo, 12, agentes de vida selvagem disseram que consideram devolvê-lo ao seu habitat natural.
"É claro que o que queremos e desejamos é que o bebê gorila… continue sua vida em sua terra natal", disse Fahrettin Ulu, diretor regional de conservação da natureza e parques nacionais de Istambul, ao Guardian.
O importante é que se estabeleça um ambiente absolutamente seguro no local para onde ele vai, o que é extremamente importante para nós."
O jovem gorila
Após ser resgatado, o jovem gorila foi enviado para ser cuidado no Polonezkoy Zoo. Agora, semanas depois, Zeytin (nome que ele recebeu após uma votação popular) ganhou peso e está mostrando sinais de recuperação de sua jornada traumática.
"Quando ele chegou, ele era muito tímido, ficava onde o deixávamos", disse o veterinário Gulfem Esmen. "Ele não tem mais essa timidez. Ele nem se importa muito conosco. Ele brinca sozinho".
Ambas as espécies de gorilas — os gorilas ocidentais e orientais, que povoam as florestas e montanhas remotas da África Central — são classificadas como ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Por fim, ressalta o The Guardian, Istambul tem emergindo como um importante centro aéreo entre continentes, o que aumentou as ocorrências de agentes alfandegários interceptando animais comercializados ilegalmente. Em outubro, 17 crocodilos-do-nilo jovens e 10 lagartos-monitores foram encontrados na bagagem de um passageiro egípcio no Aeroporto Sabiha Gokcen.
Leia também: EUA: Gorila persegue funcionários em zoológico e vídeo viraliza