Foguete japonês falha durante decolagem e aciona autodestruição
Aventuras Na História
Pela primeira vez desde 2003, um lançamento de foguete da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) fracassou, resultando em uma medida pouco usual; ao inclinar de maneira incorreta durante a decolagem nesta quarta-feira, 12, o veículo teve a autodestruição acionada, se desintegrando após 10 minutos no ar.
Trata-se também da primeira falha do modelo Epsilon, em operação desde 2013, contando com um histórico cinco lançamentos de sucesso. Dessa vez, o erro na saída resultou no corte da transmissão pouco antes de completar 30 segundos, sem registrar em vídeo a explosão que destruiu o foguete.
A justificativa para a medida foi anunciada pelo diretor do projeto espacial, Yasuhiro Funo, atribuindo a autodestruição à "anomalias de posicionamento", detectada na última etapa do lançamento, impossibilitando a descontinuidade do disparo da aeronave, que já estava acionado.
A autodestruição, por outro lado, visa a segurança espacial: "Ativamos a ordem de autodestruição do foguete, porque se não conseguíssemos colocá-lo na órbita pretendida, não sabíamos para onde iria", explicou o diretor.