Foto de estátua de Belzebu em casa viraliza nas redes sociais: 'Vizinho chegou causando'
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 20, um morador de Alvorada, Região Metropolitana de Porto Alegre, publicou uma foto em suas redes sociais que mostrava uma estátua colocada no jardim da casa de seu vizinho, de uma figura com corpo humano, asas e cabeça de bode. O post, com a legenda "vizinho novo chegou causando no bairro", viralizou na internet e gerou diversos comentários dos internautas.
Segundo informações do portal G1, a estátua, que representa Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral, tem como dona Michelly da Cigana, mãe de santo que faz consultas religiosas domiciliares e se encontra no endereço há sete anos. Em entrevista, ela comentou que colocou a imagem recentemente em sua casa:
[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião".
Repercussão
Em outro momento, Michelly revelou que não ficou incomodada com a repercussão das fotos da estátua. Ela disse que a figura virou ponto turístico.
Muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. As pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé".
Já Ivan Almeida, músico, compositor e o autor da imagem que alcançou a marca de 9 milhões de visualizações, comentou:
[A estátua] impressiona pelo tamanho e pela postura, uma cabra preta, com corpo humano, aparentando ter uns 2 metros de altura, sentada em um trono, olhando de cima para baixo…"
Significado
Conforme explicado pelo pai Ricardode Oxum, líder religioso de matriz africana, a figura do Saravá Exu Maioral, Baphomet ou Belzebu, age consoante a intenção da pessoa que busca por ele, ou seja, se as intenções forem boas, ele age para o bem. Além disso, ele destacou as questões do preconceito e misticismo acerca das crenças praticadas pela religião.
A religião de matriz africana, aqui no Rio Grande do Sul, ela tem muitas vertentes. Nós temos a Umbanda, dentro das sete linhas da Umbanda, nós temos a Quimbanda, religião que trabalha com os exus e pombagiras", explica pai Ricardo.