França: 13 pessoas são detidas por pichar suásticas na capital do país
Aventuras Na História
Na noite do último sábado, 25, treze pessoas foram detidas na França por policiais parisienses enquanto pichavam suásticas nas calçadas do 17° distrito de Paris, noroeste da capital francesa.
Dentre os indivíduos presos em flagrante, encontram-se sete militantes de extrema-direita, fichados pela polícia do país. O caso aconteceu em um momento em que a França passa por um aumento no número de atos antissemitas, provocado pela guerra no Oriente Médio. Desde 7 de outubro, já foram registrados mais de 1.500 casos.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações da RFI, o Ministério Público da capital da França informou que as pessoas foram detidas por destruição de patrimônio público, “em razão de raça, etnia, nação ou religião, e incitação ao ódio, violência e discriminação racial”.
A delegacia de polícia do 17.º distrito de Paris está investigando o ocorrido.
Outros detalhes
A suástica, também conhecida como cruz gamada, foi usada por várias culturas ao longo dos últimos séculos. Apesar disso, no século passado, o símbolo ganhou uma conotação extremista ao ser utilizada por Adolf Hitler em seu regime nazista, na Segunda Guerra Mundial.