Gambá que tinha vida de “influencer” é resgatado no Rio Grande do Sul
Aventuras Na História
No Rio Grande do Sul, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez o resgate de um gambá-de-orelha-branca que era considerado um “influencer” por ter sua vida divulgada nas redes sociais. O caso aconteceu em uma residência no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, foi por meio de uma denúncia anônima que os agentes da Polícia Civil Ambiental chegaram ao local onde o bicho vivia desde 2021. Ele era identificado pelo nome de Emílio.
Quando encontrado, o gambá estava com sobrepeso, além de apresentar dificuldade no andar. Assim, no último dia 6, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, este é comandado pelo Ibama. Além disso, de acordo com a polícia, Schanacris Braga agora é alvo de investigação por manter animal silvestre em cativeiro sem autorização, o que é crime. Ela era quem detinha o gambá dentro da residência.
Repercussão
Após a repercussão do caso, Braga pediu ajuda nas redes sociais para seus seguidores, fazendo uma petição para ser possível ter o animal silvestre novamente com ela. Ainda, ela relatou ter feito o resgate do bicho em 2021, e disse que, naquela época, não foi com o gambá até o Centro de Triagem porque, em sua cidade, não há um órgão do tipo.
A delegada Samieh Saleh, relatou acerca da petição que está sendo acatada pelo público:
Tem bastante gente nas redes sociais defendendo ela. Porém, manter animal silvestre sem autorização é crime, independente[mente] de estar em maus-tratos. Esse tipo de situação incentiva o tráfico de animais silvestres, pode propagar doenças, além de poder levar a espécie à extinção.”